Com o ano de 2021 chegando, é hora dos profissionais da saúde reverem suas estratégias de marketing e definir metas para 2021.
Como de costume, o desempenho do setor de saúde em 2020 cria o pano de fundo para as expectativas de 2021.
Os eventos de 2020 nos deram muito o que pensar sobre saúde e prestação de cuidados de saúde em uma crise.
Aconteça o que acontecer no próximo ano, o objetivo é aumentar sua prática.
Você está posicionando sua empresa na área da saúde em São José do Rio Preto para o crescimento em 2021?
Este artigo pode orientá-lo na criação de um plano de crescimento de marketing sólido para o próximo ano, com previsões para marketing para 2021, apoiadas por pesquisas, uma década de experiência e orientação especializada.
11 tendências de marketing na área da saúde para 2021.
1 – Telemedicina e Phygital.
Se alguma vez houve dúvida sobre o futuro da Telessaúde, o uso de assistência médica remota durante a pandemia a pôs de lado. No pico do COVID-19, a Telemedicina era o canal principal para a comunicação entre o provedor de cuidados e o paciente. Isso permitiu que os profissionais de saúde monitorassem o bem-estar de seus pacientes sem contato físico.
Em 2021, haverá uma adoção mais ampla da Telemedicina. Essa adoção não será motivada pelo medo do Coronavírus ou de outra pandemia, mas sim de uma mudança na preferência do paciente.
Quando se trata de fornecer serviços, a conveniência continua sendo o rei. Pacientes e provedores de saúde passaram a apreciar a conveniência que a Telessaúde oferece.
Com a Telessaúde, os pacientes podem receber um diagnóstico não físico precoce, sem ir ao hospital. Além disso, médicos e profissionais de saúde podem monitorar um paciente remotamente e identificar padrões antes que ocorra qualquer recaída importante.
O resultado é uma prestação de serviço eficaz, maior satisfação do paciente e gerenciamento eficiente de recursos.
2 – Redes Sociais.
Desde o boom do Facebook, a rede social em Rio Preto se tornou uma nova forma de os profissionais de marketing médico atingirem os pacientes de maneira pessoal. Essa tendência não mudará em 2021.
Em 2021, esperamos que as empresas e profissionais da saúde ultrapassem as quatro grandes plataformas de mídia social e entrem em plataformas como Snapchat e Tiktok para alcançar mais pacientes.
Com base nas estatísticas da Bloomberg, o Snapchat teve mais de 10 bilhões de visualizações diárias em 2016. E esse número quase dobrou em 2020, graças ao bloqueio (Wallaroomedia). O Tiktok também possui uma estatística de usuário impressionante e visualizações de vídeo diárias de mais de 1 bilhão em média.
Claramente, implementar plataformas de mídia social baseadas em vídeo, como Snapchat e Tiktok, será lucrativo quando feito da maneira correta. O problema é procurar maneiras criativas de envolver, educar e inspirar o público a agir.
Antes de se lançar em qualquer plataforma de mídia social, pesquise a faixa etária para garantir que se adapte a persona do seu paciente.
Algumas plataformas de mídia social são mais populares em certas faixas etárias do que outras. O Snapchat é famoso entre a Geração Z e Geração Y, enquanto o Facebook tem mais membros da Geração X e também uma mistura de outras gerações.
3 – Vídeo Marketing.
A demanda por vídeo cresce a cada ano. O YouTube é o maior mecanismo de busca depois do Google. Obviamente, os consumidores adoram conteúdo de vídeo, e isso inclui conteúdo de saúde em formato de vídeo.
Em 2021, o marketing de saúde se inclinará para o conteúdo de vídeo mais do que antes. Existem vários usos de vídeo, o que pode melhorar significativamente a experiência do usuário e aumentar a conversão.
Ter um vídeo em sua página inicial pode melhorar as conversões em quase 80% – Unbounce.
Dependendo da sua área, você pode criar vídeos para responder às perguntas mais frequentes sobre condições de saúde, sintomas e procedimentos de tratamento.
Qualquer vídeo que você criar, certifique-se de que seja centrado no paciente, ele educa e envolve o paciente antes de orientá-lo a agir.
4 – Marketing multicultural.
Conforme a competição por pacientes aumenta, os profissionais de marketing mais experientes buscarão o marketing multicultural para diferenciar sua empresa da concorrência e ganhar participação de mercado.
O marketing multicultural consiste na criação de mensagens e serviços que apelam aos sentidos de várias gerações.
Por exemplo, o recente movimento Black Lives Matter trouxe à tona sentimentos culturais em relação à cor das bandagens. Em resposta, Band-Aid (fabricante de curativo adesivo) comprometeu-se a criar bandagens coloridas.
Um profissional de marketing experiente criaria uma mensagem com base nessa questão cultural para diferenciar sua marca e aumentar sua participação no mercado.
Considerando o cenário atual de negócios, o marketing multicultural ficará mais forte. Em 2021, os profissionais de marketing tentariam usar essa forma de marketing para aumentar a participação no mercado.
Você tem um plano de marketing multicultural holístico e personalizado para sua prática médica?
O marketing multicultural requer uma seleção cuidadosa de imagens e conteúdo. Se você deseja aproveitar as vantagens do marketing multicultural como marca, não pode se dar ao luxo de ser insensível ou descuidado com sua escolha de palavras, conteúdo e imagens.
5 – Gestão de reputação.
Mudanças sucessivas nas tendências de consumo e no marketing aproximaram o negócio do consumidor. Hoje, o marketing não é mais o B2C (business to customer), mas sim o B2P (business to person).
A maioria dos consumidores, especialmente os millennials, apadrinham as marcas por causa de seu etos, trabalho comunitário e prova social. Portanto, qualquer profissional da saúde que deseja manter e atrair novos pacientes deve investir na gestão da reputação.
O gerenciamento de reputação cobre análises digitais, engajamento de mídia social, qualidade de serviço e muito mais. Na SET Maketing Digital, enfatizamos que a primeira e vital etapa para construir uma boa reputação é fornecer um serviço excelente.
Quando você oferece um serviço excelente, seus pacientes recomendam seu serviço ao seu círculo de relacionamento. No entanto, existem etapas para obter referências de qualidade depois de fornecer um serviço excelente.
6 – Publicidade.
A publicidade médica em Rio Preto é uma estratégia de marketing atemporal e comprovada, e continuará a ser relevante em 2021. A atração da publicidade têm um efeito expansivo. Quando você cria conteúdo de qualidade, a publicidade aumenta o alcance, aumentando assim o engajamento e a conversão.
Se você deseja que as coisas aconteçam mais rápido, a publicidade deve ser uma parte importante do seu plano de marketing para 2021.
Quando bem feita, a publicidade pode mais do que dobrar seu lucro. A taxa de conversão média do Google Adwords é de 2,45%, enquanto os anunciantes do Google com alta classificação obtêm ROI de até 11,5% em gastos com publicidade. Por outro lado, os anúncios do Facebook Ads geram uma taxa de conversão média de 9,21% em todos os setores e fluxo de palavras.
Vários fatores determinam a lucratividade de seu investimento em publicidade. No topo da lista de fatores estão qualidade do serviço ou produto, pesquisa, relevância do anúncio, público-alvo e orçamento.
7 – SEO – Otimização para Mecanismos de Busca.
Em 2020, a Otimização para Mecanismos de Busca continuou sendo uma grande parte do marketing médico digital em São José do Rio Preto. No próximo ano, os profissionais de marketing da saúde seguirão essa tradição enquanto procuram maneiras inteligentes de apresentar com frequência mensagens da marca aos pacientes.
Os fatores que influenciam o SEO do site incluem segurança e acessibilidade do site, velocidade da página, compatibilidade com dispositivos móveis, conteúdo otimizado, links, experiência do usuário e SEO técnico.
Para aumentar o tráfego e o tempo de uso, os provedores de serviços de saúde devem redesenhar seus sites para orientar a jornada do paciente, mantendo a relevância do SEO.
Um bom site é uma extensão da empresa. Recursos e ações como conta de usuário, agendamento de consultas e consultas virtuais devem estar disponíveis no site.
8 – Sistemas integrados (Internet das coisas).
Em 2021, o marketing na área da saúde abrangerá mais os sistemas integrados (Internet das Coisas). Profissionais de marketing experientes criarão conteúdo para cada tipo de tela (smartphone, tablet, computador, smartwatch, alto-falantes inteligentes) para interagir com os usuários.
Para os não iniciados, IoT se refere a dispositivos de computação não padrão que podem se conectar a uma rede e transmitir dados. Amazon Echo e Fitbit são excelentes exemplos de dispositivos IoT.
Em marketing, a IoT representa uma nova maneira de alcançar os consumidores na área de saúde de forma holística e consistente. Se esse campo for explorado corretamente, os profissionais de marketing na área da saúde podem aumentar o reconhecimento, o engajamento e a conversão de sua marca.
9 – Experiência do usuário (UX).
Os pacientes sempre foram a estrela do show no setor de serviços de saúde e isso não mudará em 2021.
Para ter sucesso garantido em 2021 como provedor de serviços de saúde, sua marca deve projetar uma experiência de usuário adequada ao seu mercado-alvo.
Os consumidores da área de saúde preferem empresas que consideram seus interesses e projetam uma experiência de usuário sob medida. Por exemplo, se os pacientes preferem usar seus celulares para acessar informações, seu site médico deve ser compatível com dispositivos móveis.
Leia também: Aprenda a criar sites em Rio Preto acessíveis com os princípios do design universal
Um design de interface de usuário bem-sucedido garante que a interação dos pacientes com seus produtos ou serviços online e offline seja satisfatória.
Portanto, a satisfação do paciente é a unidade padrão para medir o sucesso da experiência do usuário.
Os visitantes têm a melhor experiência possível no seu site?
Seus pacientes podem obter o serviço de que precisam por meio do seu site?
Como prática médica, a resposta a essas perguntas deve ser ‘Sim’. Caso contrário, você corre o risco de perder pacientes para a concorrência devido à má experiência do usuário.
A SET Marketing Digital usa um mapa de calor para analisar como os usuários estão interagindo com o seu site. Também analisamos o comportamento do usuário por meio do Google Analytics.
Isso nos ajuda a ter dados qualitativos e quantitativos acionáveis para testar e melhorar a experiência do usuário para nossos pacientes na área da mediciona.
10 – ChatBots e IA.
Estamos gradualmente entrando na era da inteligência artificial em Rio Preto. Aplicativos simples de Inteligência Artificial, como Chatbot, já estão em uso e os pacientes jovens os adotaram.
Dependendo de qual programa, um Chatbot pode responder a perguntas, coletar informações e interagir com os pacientes em uma extensão específica.
Em 2021, as empresas progressistas da área da saúde buscarão conquistar pacientes utilizando serviços movidos a IA.
SkinVision e WebMd são aplicativos com tecnologia IA que fornecem serviços médicos remotamente. Você pode verificar a saúde da sua pele com SkinVision, enquanto o WebMd permite que você verifique os sintomas de uma doença.
11 – Maior foco na Geração do Milênio.
Na última década, a Geração do Milênio (1980 – 1996) entrou na força de trabalho do Brasil e, posteriormente, tornou-se contribuintes significativos para a economia.
Simultaneamente, os Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1946 – 1964) estão se aposentando em massa. Esta é uma mudança natural de poder de compra, e as empresas focadas no crescimento sempre seguem a tendência.
Além de mudar o poder econômico, os Millennials se tornaram consumidores primários de serviços médicos, como cuidados com a fertilidade, cuidados maternos, pediatras e muito mais. Isso ocorre porque a Geração do Milênio representa uma porcentagem significativa de famílias jovens com bebês e crianças.
Com isso em mente, a tendência de marketing na área da saúde para 2021 aumentará o foco na Geração do Milênio tanto quanto em qualquer outra geração.
Na SET Marketing Digital, acreditamos que as práticas médicas focadas no crescimento devem se concentrar na Geração Y agora para garantir pacientes fiéis a longo prazo. Ao contrário de uma década atrás, os Millennials não são mais os pacientes de amanhã; eles precisam ativamente de cuidados médicos e têm recursos para pagar por isso.
3 coisas a serem lembradas ao fazer marketing para a Geração do Milênio:
Conclusão.
O marketing digital para médicos em São José do Rio Preto em 2021 será competitivo. Com a mudança na preferência do consumidor e o aumento da concorrência, as apostas serão maiores do que nunca. A melhor maneira de navegar no marketing pessoal para médicos em São José do Rio Preto em 2021 é consolidar seus pontos fortes enquanto explora cuidadosamente novas oportunidades.
A maioria dos profissionais da área da saúde luta para acompanhar as tendências e perde pacientes para a concorrência. Se você se encaixa na descrição e deseja aumentar sua base de pacientes em 2021, converse com a SET Marketing Digital. Utilizamos as estratégias de marketing digital paa profissionais da área da saúde mais eficazes para fornecer resultados eficientes e garantidos.
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