O setor de assistência médica costuma chegar atrasado às tendências de marketing. Não fique para trás, otimize o seu marketing de assistência médica usando técnicas de marketing de entrada (inbound marketing) para expandir seus negócios!
Se sua empresa de assistência médica estiver pensando em usar o marketing de entrada (inbound marketing ou marketing de atração), você ainda pode estar em cima do muro. As empresas de assistência médica que ainda não entendem o poder do marketing digital em Rio Preto estão começando a perceber isso em um esforço para refinar não apenas a aquisição e retenção de pacientes, mas também o envolvimento proativo e contínuo dos pacientes.
Os pacientes que agendaram consultas médicas realizaram 3x mais pesquisas do que aqueles que não agendaram. A jornada do consumidor da área de saúde geralmente envolve uma extensa pesquisa, os consumidores avaliam vários fornecedores antes de agir (fonte: Google).
Isso é totalmente compreensível, pois os pacientes desejam verificar a empresa de saúde antes de se comprometer. Não é uma decisão fácil de tomar, no que diz respeito à saúde, mas também aos custos, pois os preços do tratamento podem aumentar rapidamente.
Para educar seus pacientes em potencial, é melhor você agir agora, com uma boa estratégia de marketing de entrada. Há boas razões para prestar atenção, uma vez que o marketing médico digital em Rio Preto está permitindo que as empresas de assistência médica obtenham mais talentos de alta qualidade. Neste artigo, falaremos sobre como o marketing de entrada ajuda as empresas de saúde.
Os consumidores que pesquisam fisioterapeutas, asilos e optometristas têm maior probabilidade de usar mecanismos de pesquisa. Na maioria dos setores verticais da área de saúde, mais de 60% dos consumidores fazem uma pesquisa antes de agendar uma consulta (fonte: LSA).
Como o Inbound Marketing ajuda hospitais e práticas de saúde?
O marketing tradicional de assistência médica ainda desempenha algum papel na divulgação, principalmente ao levar em consideração a idade dos pacientes. As pessoas mais velhas podem ter mais problemas do que o pacientes mais jovem, e é por isso que procuram o médico com mais frequência. Porém, as pessoas mais velhas têm menos conhecimento técnico e os canais de marketing na área de saúde não os afetam tanto. No caso deles, o jornal, revista e a abordagem comercial da TV ainda funcionam.
No entanto, isso não significa que você deva negligenciar o marketing digital para médicos em São José do Rio Preto. Embora seja verdade que a maioria das pessoas mais velhas não seja tão inclinada digitalmente quanto a maioria das pessoas mais jovens, sempre há exceções. Além disso, filhos e filhas costumam fazer pesquisas em nome de seus pais, para ajudá-los a encontrar informações sobre instituições privadas de saúde.
Um grupo de pessoas mais jovens frequenta empresas de saúde com mais freqüência, os atletas. Seja para prevenir ou tratar lesões, melhorar o desempenho ou ajudar na recuperação, os atletas provavelmente pedirão ao Google os melhores fisioterapeutas e clínicas.
Por outro lado, se você visse as empresas que usavam o marketing tradicional isoladamente ou o marketing tradicional e o inbound marketing, veria que aquele que utiliza as duas estratégias de marketing conseguiu atrair leads mais qualificados. Até as práticas médicas que usam apenas o marketing de entrada para atrair leads estão obtendo ótimos resultados.
Se você ainda não está aproveitando o marketing de entrada para práticas de assistência médica, aqui estão algumas razões importantes para o seu hospital ou consultório médico prestar atenção e considerar avançar com sua própria estratégia de marketing de entrada orientado a assistência médica em 2020.
1 – Lidere com a mensagem certa e clara.
A chave para uma sólida estratégia de marketing de entrada é desenvolver mensagens perfeitas para sua marca e garantir que elas sejam claramente demonstradas em todas as plataformas. Para práticas médicas, liderar com empatia é o melhor lugar para começar.
Ao vender para qualquer cliente em qualquer setor, falar com suas emoções é uma ferramenta poderosa. Isto é especialmente verdade no setor de saúde. É importante que um paciente em potencial sinta que sabe de onde eles vêm e como se sentem.
Desenvolver suas mensagens centradas em um tom empático que dê ao paciente ideal a sensação de que você realmente os ouve é essencial. E essas mensagens devem ser representadas em todo o seu conteúdo e compreendidas nos primeiros segundos de um cliente em potencial que visualiza seu site em Rio Preto, blog, redes sociais em São José do Rio Preto, etc.
2 – Estabeleça seus negócios como líderes do setor.
Quando você deseja chamar a atenção de pacientes em potencial e dos melhores talentos, precisa se estabelecer como líder do setor. A linha inferior é que os pacientes confiam nas práticas médicas com as quais estão familiarizados e que compartilham as informações mais úteis, e as pessoas que são as melhores em qualquer linha de trabalho desejam trabalhar para organizações de alta reputação.
Mesmo se você acredita que as pessoas já veem sua empresa como uma autoridade máxima, precisa trabalhar duro para manter sua reputação. Se você precisa atrair talentos médicos locais ou internacionais, precisa se posicionar de forma que os candidatos em potencial não apenas encontrem seu conteúdo, mas também o respeitem e confiem nele.
Obviamente, você não pode construir sua reputação exclusivamente online, enquanto negligencia seus profissionais de saúde. Você precisa ter condições de trabalho genuinamente respeitáveis, combinadas com a presença on-line correta para ajudar os candidatos qualificados que desejam mudar de emprego a encontrá-lo mais facilmente.
Quanto aos pacientes em potencial, é essencial implantar conteúdo atraente em cada estágio do funil. Você precisa de postagens de blog orientadas por pessoas, guias de instruções, vídeos, listas de verificação e muito mais que falem sobre pontos problemáticos de pacientes em potencial. Quanto mais os candidatos ideais encontrarem o seu conteúdo relevante, maior a probabilidade de você falar com os pontos positivos e gerar mais leads qualificados em marketing.
Embora possa parecer desagradável para alguns pensar nas pessoas necessitadas e que sofrem de problemas de saúde como vendas ou uma fonte de receita para os pacientes, você está realmente ajudando-as. Certifique-se de fornecer informações reais de valor e qualidade em cada publicação de blog, e-book e lista de verificação que você criar. As pessoas ficarão felizes em ler e assistir ao seu conteúdo, pois isso dará conselhos sólidos, mas também será mais provável que elas liguem se precisar de ajuda médica.
O marketing de entrada usado no setor de saúde coloca seu cliente no centro dos seus negócios. Estabelecer-se como líder do pensamento no setor ajuda a criar lealdade e confiança entre sua base de clientes. Isso tem a capacidade de transformar esses clientes fiéis em fãs da sua marca, que passam a divulgar e trazer mais negócios para você.
3 – Estratégia de marketing de conteúdo.
Seu conteúdo precisa falar com o leitor assim que ele visualizar a primeira frase e precisar atraí-lo à medida que ele se desenvolve no tema. Quando você está por dentro das últimas notícias e preocupações do seu setor, seu conteúdo terá um bom desempenho.
Hoje em dia, as empresas de tecnologia médica são únicas em termos de produção de conteúdo.
O conselho é simples: produza o melhor conteúdo possível, mantendo-se dentro do campo de seus serviços. Por exemplo, se você lida com lesões esportivas, instrua seus leitores sobre isso, de forma aprofundada e de maneira conversacional, que também seja relacionável. Se você tem o melhor cirurgião de joelho em sua lista, peça que ele escreva um artigo sobre. Mas não é só isso, forneça informações sobre prevenção e recuperação também.
Quanto aos possíveis candidatos, escrever conteúdo diretamente para eles não é a melhor ideia.
Em vez disso, opte por escrever notícias relevantes dentro do setor que possam interessar aos profissionais de saúde. Faça isso da perspectiva de um funcionário, fornecendo insights e dicas úteis para resolver a situação. Se você fizer isso regularmente, os candidatos em potencial começarão a seguir suas páginas de mídia social como um recurso confiável para obter informações úteis, e também começarão a gostar da sua empresa, o que tornará muito mais fácil contratá-los mais tarde.
4 – Implementar o marketing de conversação.
O marketing de conversação funciona para todos os setores, mas é particularmente eficaz no setor de saúde. Quando um paciente em potencial desenvolve um problema de saúde, provavelmente busca conforto e garantia de que tudo ficará bem. O marketing de conversação lhes dá acesso a um serviço de mensagens on-line para que eles façam perguntas, obtenham respostas e recebam algumas orientações sobre como devem se cuidar.
Chat ao vivo, assistentes virtuais e muito mais são ótimas opções para incluir no seu site. Não há melhor momento para se conectar com um paciente em potencial do que quando ele já está acessando seu site e buscando ajuda.
5 – Implemente uma campanha mais personalizada.
Desnecessário dizer que a saúde é prioridade para a maioria das pessoas. Os pacientes e o que eles procuram variam de bem-estar geral e resfriados comuns a doenças e emergências com risco de vida. Por esse motivo, sua estratégia de entrada deve ser personalizada.
A saúde de uma pessoa está profundamente conectada às suas emoções. Como todos têm sentimentos diferentes em relação à sua saúde, é importante criar diferentes campanhas de entrada personalizadas para os pontos problemáticos específicos de cada grupo exclusivo de leads.
É aqui que entender seu público-alvo se torna um recurso valioso. A implementação da plataforma certa de CRM de assistência médica ou de gerenciamento de relacionamento com o cliente pode fornecer análises abrangentes de pacientes e informações demográficas, incluindo idade, sexo, localização e muito mais. Essas principais métricas e detalhes demográficos podem ajudar a determinar suas personas ideais para o comprador e a desenvolver campanhas que serão compatíveis com elas.
6 – Coloque as métricas em primeiro lugar.
Um dos aspectos bonitos e valiosos sobre o marketing de entrada é a capacidade de rastrear e gerenciar suas principais métricas de desempenho e outras análises. Você pode ajustar e fazer atualizações baseadas em dados em tempo real. As métricas devem ser a força motriz por trás de todas as campanhas de marketing de entrada.
Entre as análises mais importantes para medir e rastrear regularmente estão os dados de reconhecimento da marca, o tráfego de sites e blogs, o engajamento nas mídias sociais em São José do Rio Preto, as taxas de cliques e as métricas de conversão. Como mencionado acima, a plataforma de CRM certa fornecerá um local centralizado para todos esses dados e uma maneira fácil e acessível para toda a equipe gerenciá-los.
Um fator a ser lembrado para as instituições de saúde é o regulamento estabelecido pelo HIPPA e os exigidos pelo Google Analytics. Existem certas métricas pessoais, ou informações de identificação pessoal (PII), que não podem ser registradas para uso de marketing. É crucial que as empresas de assistência médica evitem violações e sigam esses regulamentos.
7 – Automatize o processo de contratação de profissionais da assistência médica.
O processo de contratação pode ser complicado para as empresas. O RH está constantemente procurando maneiras de facilitar o processo. Ter um processo fácil de contratação pode ajudar sua empresa a contratar talentos mais rapidamente e fazê-los trabalhar mais rapidamente. Quando sua prática médica utiliza o marketing de entrada, você pode obter mais informações sobre pacientes em potencial com base em seus conjuntos exclusivos de necessidades.
Quando você obtém mais informações sobre clientes em potencial, conhece mais sobre possíveis candidatos. Quando você souber mais sobre os candidatos, poderá reduzir seu grupo de candidatos.
O marketing de entrada se concentra em atrair candidatos em potencial versus comprar sua atenção. Quando você usa o marketing de entrada, ajuda as empresas a direcionar os clientes certos em potencial e a atrair as melhores pessoas para o cargo.
Quanto mais informações as empresas tiverem sobre os candidatos, mais fácil será decidir se elas são ou não a pessoa certa para o cargo. E, no caso do marketing de entrada, você obterá informações importantes, e não apenas dados aleatórios, que permitirão que você atue rapidamente em um lead.
Abordagens táticas críticas e necessárias.
Agora que você conhece os benefícios e a estratégia geral de marketing de entrada para empresas de assistência médica, a seguir está uma lista das táticas essenciais que você precisa para começar a implementar sua campanha de marketing de entrada.
1 – Site que converte.
Sua prática médica tem uma pequena janela de tempo para capturar a atenção quando um profissional em potencial chega ao seu site. Seu site deve trabalhar para atrair leads nos primeiros segundos, para que eles continuem visualizando o site. Isso também significa ter um site de assistência médica que fornece todas as informações que o espectador precisa para saber por que trabalhar com seu hospital seria benéfico para eles.
83% dos pacientes visitam um site do hospital antes de marcar uma consulta. (MDconnect)
É aqui que a anatomia do marketing médico digital em São José do Rio Preto entra em cena. Para tornar seu site atraente para o candidato ideal, aqui estão algumas coisas que você precisa saber:
2 – Campanhas por email.
A saúde digital tornou-se possível com o desenvolvimento da tecnologia e os pacientes apreciam (e até preferem) poder se conectar com sua equipe de saúde por e-mail mais do que nunca. Isso também vale para a estratégia de entrada.
Maximizar o uso do email marketing é extremamente eficaz para o setor de saúde. Embora os e-mails pessoais obviamente não sejam práticos ou adequados, isso pode ser conseguido enviando boletins mensais com dicas úteis de saúde e bem-estar, atualizações importantes do consultório e maneiras de manter-se conectado à sua prática médica fora de uma consulta regular de check-up.
3 – Pontuação de lead.
Quando você adquire leads por meio do marketing de entrada, pode nutrir e acompanhar esses leads. No entanto, nem todos os leads são criados da mesma forma e devem ser tratados de maneira diferente em cada estágio de sua jornada, dependendo de quanto eles sabem sobre o seu negócio ou de como estão prontos para se tornar um paciente.
Se você usa um serviço como o HubSpot, pode usar a pontuação de leads para entender e como se envolver com eles. A pontuação de seus leads (ou candidatos) permitirá que você identifique aqueles que provavelmente serão qualificados.
A pontuação de leads é uma ferramenta que mede a atividade de um cliente em potencial no seu site e o envolvimento com seu conteúdo para determinar onde eles estão em sua jornada. Ele permite que sua equipe de marketing e vendas esteja alinhadas com ele e sobre como lidar com esse cliente em particular.
Você pode configurar gatilhos para alertá-lo de que um cliente pode ser uma boa opção para se tornar um paciente ou que um candidato pode estar certo para o cargo que você está contratando naquele momento. Você pode ver que um candidato em potencial visualizou seu blog, sua seção sobre e também baixou seu e-book.
Você pode usar essas ações como sinais para indicar que esse pode ser um possível candidato ou candidato qualificado. Quanto mais candidatos qualificados você falar, mais talentos qualificados você poderá trazer para o seu negócio.
Os profissionais de saúde estão sempre em demanda, e é por isso que é extremamente importante acompanhar os líderes quando eles demonstram interesse em sua empresa. O marketing de entrada permitirá que você faça exatamente isso.
4 – Otimização para mecanismos de busca.
A pesquisa atrai 300% mais visitantes a sites hospitalares, em comparação com a não pesquisa. A pesquisa é de longe a maneira preferida para os pacientes encontrarem prestadores de serviços de saúde on-line (fonte: Google).
Sua empresa de saúde precisa otimizar seu site e o conteúdo da página de destino para os mecanismos de pesquisa.
É provável que seu conteúdo não funcione bem nos mecanismos de pesquisa, se não for fácil encontrar e ler. Suas imagens e texto devem fornecer pistas sobre o que você está escrevendo. A estrutura e a legibilidade adequadas também são importantes para a otimização para mecanismos de busca em São José do Rio Preto (SEO).
43% das visitas a sites de hospitais começam em um mecanismo de pesquisa. (MDconnect)
A otimização do mecanismo de busca é a tática que leva o conteúdo e o site do seu blog para o topo da página do mecanismo de busca. Ele funciona identificando as palavras-chave e formulando o seu público-alvo ideal que está buscando nos mecanismos de pesquisa. É importante que seu blog, páginas de destino e outro conteúdo implementem essas palavras-chave e frases para que o mecanismo de pesquisa a reconheça e a priorize.
Além disso, seu conteúdo e site precisam estar livres de erros, sem links quebrados, e precisam ter um desempenho rápido. A maioria dos artigos relacionados a medicina está espalhada por links, o que é uma excelente oportunidade para a vinculação interna. No entanto, se seu site for super lento, as pessoas perderão a paciência e sairão, o que será notado pelo Google.
5 – Utilize redirecionamento ou remarketing.
O redirecionamento e o remarketing funcionam bem para segmentar possíveis leads que já visitaram seu site. É um pequeno investimento que pode resultar em altas taxas de conversão. Às vezes, eles são usados de forma intercambiável, porém eles têm uma diferença principal. O redirecionamento geralmente é baseado no tráfego do site, enquanto o remarketing é criado para email.
Ambas as estratégias funcionam plantando cookies ou pixels no seu site e seguindo a jornada de um cliente durante suas pesquisas e atividades na Internet. É uma maneira de veicular anúncios direcionados em outros meios de comunicação depois que eles já saíram do site para lembrá-los de que retornem.
6 – Melhorar a experiência e a intenção do usuário.
Ao tentar classificar no Google, as pessoas geralmente esquecem que o objetivo dos mecanismos de pesquisa é fornecer informações de qualidade para quem está pesquisando. Certamente, otimizar o conteúdo com palavras-chave melhorará a capacidade de descoberta do site, mas se o conteúdo real não for de qualidade, o site não ficará alto por muito tempo.
Seu site precisa ser agradável aos olhos e moderno, mas também precisa ser rápido e intuitivo. O layout deve ser fácil de navegar e todos os botões, frases de chamariz e links devem ser visíveis e fáceis de clicar. O UX (experiência do usuário) é muito importante e geralmente é o que faz ou interrompe a conversão.
Claro, o SEO levará as pessoas ao seu site, mas esse é apenas o primeiro de muitos passos. Se o site não for limpo e intuitivo e o conteúdo não for criado em profundidade, é provável que você não seja bem-sucedido. Isso pode significar que seus esforços de SEO e publicidade em São José do Rio Preto serão desperdiçados.
E não se esqueça de otimizar para dispositivos móveis, pois mais e mais pessoas navegam em seus telefones. Tudo o que você cria precisa ser totalmente responsivo e parecer igualmente atraente (se não melhor) nas telas de dispositivos móveis.
7 – Criar conteúdo para captura de leads.
As práticas médicas precisam pensar além do simples botão “Fale Conosco” em seu site. Hoje, a maioria dos pacientes dedica um tempo para pesquisar suas doenças e sintomas antes de decidir marcar uma consulta. Há muita informação que é facilmente acessível na internet.
73% dos consumidores usam mecanismos de pesquisa para pesquisar tratamentos. (MDconnect)
Por esse motivo, para sua estratégia de marketing de entrada na área da saúde é vital criar conteúdo que ofereça algo de valor aos pacientes em potencial. Um botão “Fale conosco” funciona para uma multidão mais velha que está acostumada a telefonar, mas para pacientes mais jovens ou filhos e filhas de pacientes mais velhos, eles ficam muito mais confortáveis ao preencher um formulário com frase chamariz que lhes dará mais informações.
Um ótimo exemplo de conteúdo atraente que também é informativo são as formas de avaliação da dor. Este formulário permite que o paciente divulgue seus sintomas e outros detalhes médicos e de saúde pertinentes sobre ele, antes de enviar suas informações de contato. Em troca, seu site oferecerá algumas respostas para suas perguntas e preocupações.
O conteúdo de vídeo também é um aspecto incrivelmente importante de qualquer estratégia de marketing de entrada para a área de saúde. Estudos demonstraram que o conteúdo do vídeo tem um impacto muito maior e é mais provável que seja clicado e visualizado do que outro conteúdo.
O vídeo pode ser usado para apresentar um médico, enfermeiro ou outro membro da equipe. Também pode ser usado para educar sobre um procedimento específico. O conteúdo do vídeo também é impactante quando usado para depoimentos de pacientes.
8 – Desenvolver uma forte presença nas mídias sociais.
A mídia social em São José do Rio Preto assumiu o controle. Na última década, passou de um passatempo tolo para pessoas mais jovens a um recurso útil para notícias, cultura, compras e publicidade boca a boca.
É por isso que é vital manter uma presença ativa em seus canais de mídia social, pois isso ajudará você a posicionar sua marca. Determine quais das redes sociais são mais populares entre a maioria dos seus clientes em potencial. O Facebook ainda é a aposta mais segura, conforme a faixa demográfica do usuário, por isso, certifique-se de ter uma página profissional no Facebook onde você postará com frequência.
Compartilhe atualizações de status relevantes, mas também fotos do seu hospital, equipe e instrumentos. Organize seu conteúdo em todas as plataformas e compartilhe links para as postagens do seu blog. E não hesite em compartilhar novamente o conteúdo antigo que você fez, se algo relevante acontecer. Por exemplo, se um atleta famoso torcer o tornozelo, você pode compartilhar um link que descreve os melhores exercícios de reabilitação, ou algo semelhante.
O Instagram também é um excelente meio de comunicação para usar. Você pode usar vídeos curtos e o recurso ‘stories’ para entrevistar seus médicos, enfermeiros e outros funcionários e fornecer informações concisas aos seus pacientes em potencial. Além disso, você pode postar capturas de tela do seu blog com links para direcionar a atenção para ele. Compartilhe fotos das conferências que sua equipe frequenta. Isso não passará despercebido pelos clientes em potencial, pois todo mundo gosta de participar de convenções e de passar tempo com os colegas.
Apenas mantenha uma coisa em mente: você precisa ter um canal de mídia social ativo. É melhor ficar com 1 a 2 redes sociais e postar com frequência lá, do que se espalhar demais e acabar com várias páginas inativas. Isso funcionará contra você, pois parecerá que você está com falta de atendimento ao cliente.
A coisa mais importante quando se trata de mídia social é o aspecto do envolvimento do cliente. As plataformas de redes sociais em São José do Rio Preto provavelmente se tornarão o principal local onde os clientes fazem perguntas, expressam preocupações e compartilham sobre suas experiências.
Certifique-se de responder a todos os comentários e perguntas. Essa é uma grande oportunidade, pois as pessoas geralmente relutam e têm medo de visitar um médico e têm maior probabilidade de entrar em contato com você primeiro no bate-papo. Obviamente, faça isso de forma ética e forneça conselhos reais, não apenas tente atrair as pessoas a marcar uma consulta, se não houver necessidade.
A mídia social permite criar um ponto de vista e adicionar um toque pessoal ao seu negócio. Ele apresenta a oportunidade de marketing boca a boca e uma maneira poderosa de se envolver com seus pacientes existentes e potenciais.
Conclusão final.
O marketing de entrada para empresas de assistência médica é uma grande oportunidade. Como dissemos, a mídia impressa ainda funciona, mas como as indústrias e a sociedade dependem cada vez mais da tecnologia, você pode ficar para trás e não conseguir competir. Por outro lado, o setor de saúde ainda não está totalmente ciente do potencial que a estratégia de marketing de entrada pode trazer. Se você estabelecer seu lugar cedo, criará autoridade antes dos outros, o que o colocará em uma ótima posição a longo prazo.
Ao desenvolver suas estratégias de marketing de entrada, trabalhe com uma agência de marketing digital em São José do Rio Preto com reputação e experiência. A SET Marketing Digital entende como implementar o marketing de entrada e ajudamos você a obter os resultados necessários em sua campanha de marketing para médicos em São José do Rio Preto ou para a área da saúde para garantir a eficácia.
Se você, sua clínica ou hospital está apenas começando o marketing de entrada ou se deseja que alguém assuma a tarefa, teremos prazer em trabalhar com você.
Entre em contato com Eduardo Thomaello pelo WhatsApp: (17) 99112-1157