O objetivo do marketing digital é atrair, envolver e converter seus leads.
O comportamento de compra mudou drasticamente na última década, e agora mais consumidores estão iniciando (e frequentemente finalizando) a jornada on-line de comprador, mostrando virtualmente a eficácia de como o marketing digital funciona. Essa mudança na maneira como os consumidores tomam decisões de compra e compram produtos e serviços tornou o marketing digital em Ribeirão Preto uma obrigação para qualquer empresa que esteja tentando competir no mercado moderno, independentemente do tamanho ou do setor.
É importante que os empresários entendam como o estratégias de marketing digital em Ribeirão Preto funcionam, para que possam usar estrategicamente as ferramentas digitais e as táticas de campanha certas para alcançar e envolver seu público. É por isso que reunimos este guia prático de marketing digital todos os elementos envolvidos na atração, conversão e satisfação dos consumidores on-line. Nesta postagem, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como o marketing digital funciona, para que você possa tomar decisões mais informadas sobre suas campanhas de marketing digital.
O que é Marketing Digital em Ribeirão Preto?
Antes de falarmos sobre como o marketing digital funciona, vamos primeiro responder à pergunta, o que é marketing digital? O marketing digital é uma maneira de promover marcas e produtos on-line e por meio de outras mídias digitais. A maioria das empresas tem um público-alvo específico que está tentando alcançar, e o marketing digital visa ajudar as empresas a alcançar esses consumidores-alvo através da Internet e de outras vias digitais.
Existem várias tecnologias digitais diferentes usadas por profissionais e empresas de marketing e para levar sua mensagem de marketing ao público-alvo. Além do site, a empresa também pode usar Custo por Clique(CPC) ou Pay-Per-Click (PPC) e exibir anúncios, email marketing ou tecnologia móvel como smartphones, mídias sociais e outras mídias para atrair e envolver seus consumidores-alvo.
O marketing digital é vital para as empresas modernas porque a Internet desempenha um papel significativo na maneira como o consumidor de hoje toma decisões de compra. A internet também afeta como os consumidores realmente compram seus produtos e serviços. Isso torna imperativo que as empresas não apenas estejam presentes on-line, mas aumentem a visibilidade o máximo possível.
Os dias de passeio em uma loja física e de pedir aos vendedores mais informações sobre os produtos se foram. Agora, os consumidores usam a Internet para obter as informações necessárias para tomar uma decisão de compra, mesmo que ainda visitem o local da loja física para fazer sua compra final.
É aí que entra o marketing digital. Ajuda sua empresa a alcançar esses consumidores onde quer que estejam na jornada do comprador digital.
Como o marketing digital funciona: cada tática explicada.
É importante que os empresários entendam como o marketing digital funciona para que possam tomar decisões mais inteligentes sobre suas campanhas de marketing digital. A chave para entender como tudo funciona é conhecer cada elemento do marketing digital e reconhecer como cada um pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Analisaremos cada tática de marketing digital abaixo e explicaremos como você pode usar cada uma delas para o seu próprio negócio.
Marketing de sites.
De várias maneiras, o site da sua empresa é a pedra angular da sua estratégia de marketing digital. É aqui que muitos de seus clientes-alvo obtêm uma impressão da sua marca e, na maioria das vezes, é aí que a geração de Leads acaba se transformando em clientes pagantes. Então, vamos falar mais sobre como seu site desempenha um papel importante na maneira como o marketing digital funciona.
O objetivo do marketing digital é atrair, envolver e converter seus leads. Muitas das táticas que você usará para fazer isso levarão seus clientes-alvo de volta ao seu site para obter mais informações ou fazer uma compra.
Às vezes, seu site é a única chance de sua marca causar uma boa primeira impressão com os consumidores em seu mercado-alvo. Por esse motivo, você deve prestar na criação de sites em Ribeirão Preto atenção ao layout do seu site, bem como às cores e gráficos que você usa no design do site. De fato, segundo a Adobe, 38% das pessoas deixarão de se envolver com um site se acharem que o conteúdo ou o layout não é atraente.
No entanto, a aparência do seu site não é a única coisa que importa. Como seu site é o centro de muitas de suas campanhas de marketing digital, é importante que ele seja projetado e otimizado para conversões. Isso significa criar um site fácil de navegar e ler, e com as orientações claras para as próximas etapas que os consumidores precisam seguir para avançar ainda mais no funil de vendas. Isso também significa criar um site otimizado para dispositivos móveis para melhorar a experiência no site do usuário móvel.
Você sabia que 69% do tempo gasto on-line (nos EUA) é feito através de um telefone celular? O uso para o trabalho é apenas um pouco menor do que de 50% de toda a atividade online do usuário. E lembre-se, os EUA não são os maiores usuários de dispositivos móveis, o que significa que outros países passam mais tempo on-line usando seus smartphones. É exatamente por isso que é importante para um proprietário da empresa otimizar seu conteúdo digital, principalmente seu site para uso móvel. Porque é aí que os consumidores estão.
Se você não tiver certeza de que seu site é eficaz, talvez seja hora de trabalhar com especialistas em criação sites em Ribeirão Preto que podem ajudá-lo a melhorar e otimizar o design do seu site. Visite nossa loja virtual de serviços de internet para saber mais sobre como o web design afeta os resultados de sua campanha e como uma agência de criação de sites em Ribeirão Preto como a Studio Eduardo Thomaello pode ajudá-lo a ver resultados reais.
Otimização para motores de busca SEO.
A otimização para mecanismos de busca também desempenha um papel importante no funcionamento do marketing digital. Se você deseja alcançar e converter consumidores na era digital, precisará começar pelas página de resultados do mecanismo de pesquisa. Um estudo recente da Forrester descobriu que 71% dos consumidores iniciam a jornada do comprador em mecanismos de busca como o Google. Se você não está tomando as medidas corretas para melhorar o SEO do seu site, pode estar perdendo uma oportunidade poderosa de alcançar uma quantidade significativa de leads.
A otimização para mecanismos de busca é o processo de otimização do conteúdo do seu site, para que ele atraia aos mecanismos de pesquisa. O objetivo final é obter uma classificação mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa (Geração de SERPs) para aumentar a visibilidade no seu mercado-alvo. Quanto mais alto você classificar no SERP, mais busca orgânica poderá direcionar ao seu site.
A otimização para mecanismos de busca não apenas traz mais tráfego para o seu site, mas também ajuda a garantir que os leads que você está trazendo sejam de maior qualidade. O objetivo do marketing em Ribeirão Preto é atrair aqueles que são adequados para seus produtos ou serviços, e o SEO desempenha um papel importante nesse processo. Ao enfatizar determinadas palavras-chave e tópicos em seu conteúdo, você pode alcançar os usuários on-line com maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.
Agora que você sabe o quanto a otimização de mecanismos de pesquisa é importante para todos os seus esforços de marketing digital, você deve estar se perguntando como otimizar seu site e conteúdo para obter melhores resultados. Acesse a nossa página de a href=”https://www.thomaello.com.br/studio/produto/otimizacao-para-mecanismos-de-busca/”>otimização para mecanismos de busca para saber mais sobre o papel do SEO em suas campanhas digitais e como uma agencia de otimização de sites SEO pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é outra tática importante que desempenha um papel significativo na forma como o marketing digital funciona. O marketing de conteúdo é essencialmente quando sua empresa cria e promove certos ativos de conteúdo que visam atrair e envolver seus clientes-alvo. Esses ativos de conteúdo podem ser criados para vários propósitos diferentes, incluindo gerar reconhecimento da marca, aumentar o tráfego do site, aumentar leads ou reter clientes.
Independentemente das táticas usadas como parte de sua estratégia de marketing digital, você precisará criar conteúdo para dar suporte a essas táticas. Isso pode ser algo tão curto e simples quanto um e-mail de agradecimento a alguém que se inscreveu na sua lista de e-mails. Ou pode ser uma peça mais longa e detalhada, como um e-book, que descreve e fornece informações sobre um dos maiores desafios enfrentados pelos clientes-alvo.
Aqui estão alguns tipos de marketing de conteúdo que você pode criar para apoiar suas metas de campanha de marketing digital:
A chave para criar ótimos ativos de conteúdo que ajudam a apoiar suas campanhas de marketing digital é escolher estrategicamente os tópicos que mais interessam ao seu público. Se você ainda não o fez, faça algumas pesquisas com o público-alvo e até crie personas de clientes para garantir que conhece bem seus clientes e possa identificar quais tipos de conteúdo os atrairão e envolve-los a cada etapa da jornada do comprador.
Pronto para aprender mais sobre onde o marketing de conteúdo se encaixa na sua estratégia? Dê uma olhada rápida em nossa loja virtual de serviços de internet para descobrir mais sobre por que o conteúdo é tão importante e como os especialistas em marketing de conteúdo da Studio Eduardo Thomaello podem ajudá-lo a começar.
Marketing em redes sociais.
Hoje, a maioria das marcas está usando o marketing nas redes sociais para apoiar suas campanhas de marketing digital e direcionar mais tráfego para o site. O marketing de mídia social envolve a promoção de seu conteúdo e o envolvimento com seus consumidores-alvo em canais de mídia social como Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest. Essa tática é usada no marketing digital para ajudar as empresas a aumentar o conhecimento da marca, gerar mais leads e melhorar o envolvimento do cliente.
Um dos maiores apelos do marketing em redes sociais em Ribeirão Preto é que ele permite que as empresas atinjam um público on-line mais amplo. Por exemplo, 79% dos internautas brasileiros estão ativos no Facebook. Se sua empresa não está tentando alcançar e envolver esses consumidores na plataforma social, certamente você está perdendo uma oportunidade importante de alcançar novos leads.
As mídias sociais não apenas funcionam como sua única tática, mas também podem apoiar todos os seus outros esforços de marketing digital. Por exemplo, se sua marca desenvolver um e-book informativo que atenda aos pontos negativos do seu público-alvo, você poderá usar as mídias sociais para promover o e-book e direcionar o tráfego para a landing page do download. Em seguida, você pode redirecionar partes do eBook para futuras postagens de redes sociais como uma maneira de gerar mais interesse pelo conteúdo.
Se você quiser saber mais sobre o gerenciamento de redes sociais e como ele pode se encaixar na sua estratégia global de marketing digital, verifique nossa página de serviços de gerenciamento de mídia social, onde você pode encontrar mais detalhes sobre como o gerenciamento e a publicidade de mídia social se encaixam na sua estratégia de marketing digital.
Publicidade Custo por Clique(CPC) ou Pay-Per-Click (PPC).
Embora o objetivo da sua estratégia de marketing digital seja atrair o máximo de busca orgânica possível, sua empresa não deve ignorar o valor dos anúncios de pagamento por clique (PPC). Os anúncios PPC são um tipo de publicidade que envolve o pagamento ao criador de conteúdo sempre que um novo lead clica no seu anúncio no site dele. O Google Ads é um dos tipos mais populares e eficazes de anúncios PPC. O Google Ads ajuda sua empresa a aparecer na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa.
Você pode estar se perguntando, por que devo pagar pelos anúncios quando já estou trabalhando para melhorar o SEO do meu site? Embora a otimização do mecanismo de pesquisa seja importante, leva muito tempo para começar a dar resultado. É aí que os anúncios PPC são úteis. Os anúncios PPC podem ajudar você a ver os resultados mais rapidamente, colocando seu site na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa para termos de pesquisa relevantes. Ao aparecer na primeira página do SERP, sua empresa ganha nova visibilidade e é mais provável que os pesquisadores encontrem e cliquem em seu site.
Os anúncios PPC não apenas geram mais tráfego para o seu site, mas também ajudam a garantir que os leads que você está recebendo sejam qualificados. Aqueles que estão clicando nos seus anúncios PPC são consumidores que estão pesquisando os tópicos mais relevantes para seus produtos ou serviços. Isso significa que é mais provável que eles se interessem pela sua marca e pelos produtos ou serviços que você fornece.
Deseja saber mais sobre os anúncios PPC e como eles funcionam no processo de marketing digital? Entre em contato pelo WhatsApp: (17) 99112-1157 para obter mais informações sobre por que os anúncios PPC são essenciais e como a Studio Eduardo Thomaello pode ajudá-lo a dar os primeiros passos na sua próxima campanha de anúncios PPC.
E-mail marketing.
O email marketing é mais uma peça do quebra-cabeça de como o marketing digital funciona. As empresas podem usar e-mails para se comunicar com seu público-alvo. Os e-mails de marketing geralmente são usados como uma maneira de aumentar o conhecimento da marca, estabelecer liderança no setor, promover eventos e divulgar as promoções especiais.
O conteúdo dos seus e-mails de marketing dependerá das metas da sua campanha. Aqui estão apenas alguns exemplos dos tipos de conteúdo de marketing por email que você pode desenvolver para apoiar suas campanhas de marketing digital:
É importante observar que o e-mail marketing é usado principalmente não para gerar novos leads, mas para fomentar os leads depois que eles demonstram interesse. Os e-mails de marketing também podem ser usados como parte de suas campanhas de retenção de clientes. De fato, segundo o eMarketer, 80% dos profissionais de varejo relatam que o e-mail marketing é uma das melhores táticas para impulsionar a retenção de clientes.
Como as outras táticas mencionadas acima, o email marketing não é usado apenas por si só. Claro, você pode criar um boletim mensal para envolver seus leads ou promover determinadas vendas ou descontos por e-mail. No entanto, você também pode usar o email marketing para dar suporte a outras táticas de campanha, como marketing de conteúdo e mídia social.
Digamos que você queira realizar um concurso nas redes sociais em Ribeirão Preto como uma maneira de gerar novos leads e estimular alguma emoção por um novo produto que sua empresa está lançando em breve. O marketing por email pode ser usado para apoiar esta campanha de mídia social. Ao informar seus inscritos que o concurso está acontecendo, você pode trabalhar para atrair mais pessoas para o concurso. Além disso, cada email que você envia para leads e clientes pode incluir links para suas páginas nas redes sociais como uma maneira de direcionar mais tráfego para a plataforma e seu concurso.
Deseja fazer do e-mail marketing parte de suas campanhas de marketing digital, mas não sabe por onde começar? Entre em contato pelo WhatsApp: (17) 99112-1157 para obter mais informações sobre como a parceria com uma agência de email marketing como a Studio Eduardo Thomaello pode ajudar a aumentar os resultados da sua campanha.
Por que uma abordagem integrada ao marketing é importante.
Compreender como o marketing digital em Ribeirão Preto funciona vai além de apenas conhecer cada tática de marketing digital por conta própria. Agora que você sabe o que é cada elemento e entende os papéis que cada tática desempenha em suas campanhas, é hora de discutir como essas táticas de marketing digital podem trabalhar juntas para apoiar seus objetivos gerais da campanha.
O marketing multicanal integrado é uma abordagem de marketing que combina todas as táticas da sua caixa de ferramentas de marketing digital para criar uma experiência perfeita para o seu público-alvo. Ao coordenar suas mensagens de marketing em plataformas digitais e usar uma variedade de táticas para apoiar cada campanha centralizada, você pode criar uma mensagem de marca mais unificada e melhorar o sucesso de cada campanha, dominando assim o funcionamento do marketing digital.
Para começar a criar uma estratégia de marketing digital integrada, considere como cada um dos seus canais digitais pode trabalhar juntos em direção a um objetivo comum. Por exemplo, se seu objetivo de marketing é aumentar o tráfego para seu site, considere apenas algumas das maneiras pelas quais diferentes táticas de marketing digital podem apoiar o marketing do site:
Este é apenas um exemplo de como cada uma das táticas de marketing digital funciona em conjunto para ajudá-lo a atingir uma de suas metas de marketing digital. Enquanto você trabalha para criar uma estratégia de marketing integrada, é importante garantir que suas mensagens sejam consistentes entre plataformas. Esteja você criando novas páginas do site ou iniciando algumas postagens no Twitter, use a mesma voz e tom da marca para ajudar a criar uma experiência mais uniforme para o seu público-alvo.
Agora que você sabe como o marketing digital funciona e por que uma estratégia de marketing integrada é essencial para os seus negócios, é hora de começar a planejar sua próxima campanha de marketing digital. Você tem várias táticas à sua disposição para ajudá-lo a criar campanhas de marketing integradas eficazes que geram resultados reais.
Não tem certeza do que fazer a seguir? Adoraríamos ajudar. Nossa equipe de especialistas em marketing digital conhece os detalhes de como o marketing digital funciona e onde cada tática se encaixa no desenvolvimento de campanhas de marketing. Criaremos e implementaremos uma estratégia de marketing digital que visa ajudar sua empresa a alcançar leads mais qualificados e aumentar as conversões ao longo do tempo.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp: (17) 99112-1157 agora para descobrir como nossa equipe pode ajudá-lo a levar o marketing digital da sua empresa para o próximo nível.