No último ano, a arena do marketing digital testemunhou algumas mudanças dramáticas.
Da impressão para a digital, o marketing mudou mais rapidamente nos últimos cinco anos do que nos 50 anteriores. Essa rápida evolução não mostra sinais de desaceleração. Os profissionais de marketing geralmente confiam em SEO, redes sociais, marketing de conteúdo, publicidade paga ou email marketing para obter leads. No entanto, ao longo do ano passado, a arena do marketing digital testemunhou algumas mudanças dramáticas. Aqui estão os sete novos desenvolvimentos sobre marketing digital que todo profissional de marketing deve conhecer.
Inteligência artificial.
A inteligência artificial (IA) oferece oportunidades futuras excepcionais em marketing digital. Muitas organizações já dependem dos recursos de ponta da IA e muitas outras estão lentamente começando a implementar a IA para seus esforços de marketing digital. Por exemplo, empresas como Uber, Microsoft, Pizza Hut e outras já estão usando a IA para automatizar várias atividades.
De acordo com uma análise do Gartner, as tecnologias de IA estarão difundidas em quase todas as novas empresas de software até 2020. A IA é uma das oportunidades comerciais mais significativas para as empresas e aumentará o PIB global em 14% até 2030. Em outras palavras, empresas que não adaptar-se rapidamente à inteligência artificial estarão em grande desvantagem nos próximos anos.
No campo do marketing digital, a IA pode examinar o comportamento do consumidor, padrões de pesquisa e utilizar dados de redes sociais e plataformas de blogs para ajudar as empresas a entender melhor como os consumidores descobrem seus produtos e serviços.
Chatbots.
Os chatbots são um exemplo perfeito de IA na prática. Esses assistentes virtuais usam mensagens instantâneas para conversar em tempo real com os clientes. Além disso, eles também oferecem benefícios como serviço excepcional, atendimento às expectativas dos clientes, automação de tarefas repetitivas e resposta 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A Mastercard criou recentemente um bot do Facebook Messenger que, com a ajuda do software de processamento de linguagem natural, decifra o que o cliente deseja e responde de acordo. De fato, vários relatórios afirmam que os chatbots serão uma parte essencial do marketing digital. A Innovation Enterprise afirma que 85% do atendimento ao cliente será alimentado por chatbots até 2020. Segundo a IBM, as empresas podem economizar mais de US $ 8 bilhões por ano com a ajuda de chatbots até 2022.
Compra e publicidade programática.
Publicidade programática significa usar a IA para comprar ou vender espaço publicitário. Esse processo automatiza a compra, o posicionamento e a otimização do inventário de mídia. O uso da IA para automatizar a compra de anúncios elimina a necessidade de solicitação de propostas (RFPs), negociações humanas e pedidos de inserção manual.
A publicidade programática gera conversões mais altas e custos de aquisição mais baixos, porque é mais rápido e mais eficiente. A publicidade programática permite que a marca adapte sua mensagem e criatividade ao público certo, no momento certo, com a ajuda de informações do público. Esse método oferece mais precisão e personalização para uma campanha de marketing mais eficiente. Um modelo bem conhecido de compra de publicidade programática é a oferta em tempo real.
Cerca de 86% dos anúncios em display digital serão programáticos até 2020, segundo o eMarketer. Em outras palavras, a publicidade programática está mudando a cara da publicidade digital muito rapidamente.
Pesquisa por voz e alto-falantes inteligentes.
O Search Engine Land declara que cerca de um bilhão de pesquisas por voz por mês foram realizadas até janeiro de 2018. Conforme a ComScore, 50% de todas as pesquisas serão realizadas por voz até 2020, e presume-se que as compras por voz aumentem de US $ 2 bilhões para US $ 40 bilhões até 2022, conforme consultores de estratégia da OC&C. Não é surpresa que as organizações estejam repensando suas estratégias de marketing digital devido a esse crescente uso da pesquisa por voz.
Hoje, a IA é mais inteligente do que era e levou a uma diminuição nos erros cometidos por assistentes de voz populares como Alexa, Siri e Google. Segundo o Digital Marketing Institute, adotar uma estratégia de busca por voz não é apenas permanecer relevante. Também se trata de projetar uma experiência única e otimizada para o consumidor, que irá nutrir relacionamentos e fortalecer a lealdade à marca.
Marketing de Vídeo.
O marketing de vídeo é uma das tendências de marketing mais essenciais atualmente. Segundo a WYZOWL, 83% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo oferece um bom retorno sobre o investimento. E 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos de produtos é a razão pela qual eles fizeram compras on-line, de acordo com o whitepaper do The E-Tailing Group.
Hoje, o marketing de vídeo foi além do YouTube. Os profissionais de marketing também estão aproveitando o Facebook, Instagram e LinkedIn para marketing de vídeo. Além disso, com o crescente uso de dispositivos móveis, os consumidores ficam mais confortáveis com os vídeos, pois podem fornecer as mesmas informações em um formato que funciona independentemente da plataforma.
O marketing de conteúdo continua a dominar.
O algoritmo de março de 2019 do Google ainda favorece conteúdo atualizado e completo regularmente. De acordo com a Point Visible, 88% dos profissionais de marketing B2B concordam que o conteúdo ajuda o público a ver sua marca como um recurso credível e confiável.
Portanto, os profissionais de marketing precisarão continuar investindo em conteúdo devido ao valor que o Google atribui a artigos bem pesquisados e atualizados regularmente. Em outras palavras, o marketing de conteúdo continuará a desempenhar um papel enorme na atração de novos clientes para o seu site e no estabelecimento de relacionamentos com eles de maneira real e quantificável.
Marketing Omnichannel.
O marketing omnichannel é o método de empregar plataformas variadas para proporcionar ao seu público uma experiência multicanal. No entanto, também é essencial que as marcas apresentem uma mensagem uniforme e consistente em todas as mídias, online ou offline. Para obter melhores resultados, todos os canais de marketing devem estar vinculados a uma estratégia abrangente.
Uma abordagem omnichannel leva a uma taxa de engajamento de 18,95%, uma frequência de compra 250% maior e uma taxa de retenção de clientes 90% maior, de acordo com o ClickZ. Essa é outra área em que a inteligência artificial tem um papel importante em ajudar as marcas a entender o comportamento do consumidor para criar uma campanha publicitária mais personalizada.
A tecnologia está mudando a maneira como as marcas se comunicam com os consumidores, que estão ficando mais espertos e esperam uma experiência mais personalizada. Para ficar à frente da curva, talvez seja necessário investir em alguma tecnologia futurista no futuro próximo.