As mídias sociais em Rio Preto estão sendo usadas de maneiras que moldam políticas, negócios, cultura mundial, educação, carreiras, inovação e muito mais.
A tecnologia da informação e a comunicação mudou rapidamente nos últimos 20 anos, com o importante surgimento e desenvolvimento das redes sociais.
O ritmo da mudança está se acelerando. Por exemplo, o desenvolvimento da tecnologia móvel tem desempenhado um papel importante na modelagem do impacto das mídias sociais em São José do Rio Preto. Em todo o mundo, os dispositivos móveis dominam em termos de minutos totais gastos online. Isso coloca meios para se conectar em qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer dispositivo nas mãos de todos.
Por que as pessoas compartilham informações?
Um estudo fascinante do New York Times Consumer Insight Group revelou as motivações citadas pelos participantes para compartilhar informações nas redes sociais. Isso inclui o desejo de revelar conteúdo valioso e divertido para outras pessoas; se definir; para crescer e nutrir relacionamentos e divulgar as marcas e causas que elas gostam ou apoiam.
Esses fatores fizeram com que as redes sociais evoluíssem de um meio útil para manter contato com amigos e familiares e para uma maneira que tenham um impacto real na sociedade.
As mídias sociais estão sendo usadas de maneiras que moldam políticas, negócios, cultura mundial, educação, carreiras, inovação e muito mais.
Impacto das mídias sociais:
1- O impacto das mídias sociais na política.
Um novo estudo da Pew Research afirma que 62% das pessoas recebem suas notícias das mídias sociais, com 18% fazendo isso com muita frequência.
Em comparação com outras mídias, a influência das mídias sociais em campanhas políticas aumentou tremendamente. As redes sociais em São José do Rio Preto desempenham um papel cada vez mais importante na política eleitoral, primeiro na candidatura finalmente vencida de Howard Dean em 2004 e depois na eleição do primeiro presidente afro-americano em 2008.
O New York Times relata que “a eleição de Donald J. Trump é talvez a ilustração mais marcante de que, em todo o planeta, as redes sociais estão ajudando a reconstituir fundamentalmente a sociedade humana”. Como as mídias sociais permitem que as pessoas se comuniquem mais livremente, elas estão ajudando a criar organizações sociais surpreendentemente influentes entre grupos antes marginalizados.
2 – O impacto das mídias sociais na sociedade.
Quase um quarto da população mundial está agora no Facebook. Nos EUA, quase 80% de todos os usuários da Internet estão nessa plataforma. Como as redes sociais alimentam as interações entre as pessoas, elas se tornam mais poderosas à medida que crescem.
Graças à internet, cada pessoa com visões diferenciadas pode ver que não está sozinho. E quando essas pessoas se encontram através da mídia social, elas podem fazer coisas, criar memes, publicações e mundos on-line inteiros que reforçam sua visão de mundo e, em seguida, entrar ao mainstream.
Sem a rede social, os males sociais, éticos, ambientais e políticos teriam uma visibilidade mínima. O aumento da visibilidade das questões mudou o equilíbrio de poder das mãos de poucos para as massas.
Por outro lado: as mídias sociais estão lentamente matando o ativismo real e o substituindo pelo ‘slacktivism‘.
Embora o ativismo das mídias sociais traga uma conscientização maior sobre questões sociais, ainda restam dúvidas sobre se essa conscientização está se traduzindo em mudanças reais.
Alguns argumentam que o compartilhamento social incentivou as pessoas a usar computadores e telefones celulares para expressar suas preocupações sobre questões sociais sem realmente ter que se envolver ativamente com campanhas na vida real. Seu suporte é limitado a pressionar o botão ‘Curtir’ ou compartilhar conteúdo.
Essa é uma reação muito humana quando as pessoas recebem opções que as absolvem da responsabilidade de agir. Um estudo de 2013 da Sauder School of Business da Universidade da Colúmbia Britânica descobriu que quando as pessoas têm a opção de ‘Curtir’ de uma causa social, elas usam isso para optar por não comprometer tempo e dinheiro com uma causa de caridade. Por outro lado, quando as pessoas têm permissão para mostrar apoio em particular, são mais propensas a mostrar apoio significativo em termos de contribuição financeira.
Os pesquisadores descobriram que o endosso público é uma ação destinada a satisfazer a opinião dos outros, enquanto as pessoas que doam em particular o fazem porque a causa está alinhada aos seus valores.
3 – O impacto das mídias sociais no comércio.
A ascensão das redes sociais significa que é incomum encontrar uma organização que não atinja seus clientes e prospects através de uma plataforma de mídia social ou de outra. As empresas percebem a importância de usar a mídia social para se conectar com os clientes e gerar receita.
As empresas perceberam que podem usar a gestão de mídias sociais em São José do Rio Preto para gerar insights, estimular a demanda e criar ofertas de produtos direcionadas. Isso é importante nas empresas tradicionais como tijolos ou motor e, obviamente, no mundo do comércio eletrônico.
Muitos estudos sugerem que a implementação de redes sociais no local de trabalho pode fortalecer o compartilhamento de conhecimento. O resultado é melhorar as atividades de gerenciamento de projetos e permitir a disseminação de conhecimento especializado. A implementação completa de tecnologias sociais no local de trabalho remove fronteiras, elimina nichos e pode aumentar a interação e ajudar a criar trabalhadores mais altamente qualificados e informados.
O outro lado: baixo número de ‘ações’ sociais pode levar a provas sociais negativas e destruir a credibilidade do negócio.
Curiosamente, embora o uso do compartilhamento social tenha se tornado a norma e não a exceção nos negócios, algumas empresas, depois de experimentar em primeira mão alguns efeitos negativos das mídias sociais, decidiram ir contra a corrente e remover os botões de compartilhamento social de seus sites.
O estudo de caso da Taloon.com, varejista de comércio eletrônico da Finlândia, descobriu que as conversões aumentaram 11,9% quando removeram botões de compartilhamento de suas páginas de produtos.
Esses resultados destacam a natureza de dois gumes do impacto das redes sociais. Quando os produtos atraem muitas ações, isso pode reforçar as vendas. Mas quando o inverso é verdadeiro, os clientes começam a desconfiar do produto e da empresa. Foi isso que o Dr. Paul Marsden, psicólogo e autor do ‘The Social Commerce Handbook‘, chamou de ‘prova social’.
4 – O impacto das mídias sociais no mundo do trabalho.
A mídia social teve um efeito profundo no recrutamento e contratação. 19% dos gerentes de contratação tomam suas decisões de contratação com base nas informações encontradas nas mídias sociais. De acordo com a pesquisa de recrutamento de mídia social de 2016 da CareerBuilder, 60% dos empregadores usam sites de redes sociais para pesquisar candidatos a emprego.
Como usar as redes sociais em São José do Rio Preto para impulsionar sua carreira
As redes sociais profissionais, como o LinkedIn, são importantes plataformas de mídia social para quem quer se destacar em sua profissão. Eles permitem que as pessoas criem e comercializem uma marca pessoal.
5 – O impacto das mídias sociais no treinamento e desenvolvimento.
Os candidatos a emprego que desenvolvem habilidades nas mais recentes e avançadas técnicas de mídia social são muito mais empregáveis.
A pesquisa de 2013 da Pearson Learning Solutions relatou um aumento significativo no uso das mídias sociais na aprendizagem. Mais da metade dos educadores entrevistados concordou que o compartilhamento social incentiva a interação, proporcionando um ambiente que promove o aprendizado.
Blogs, wikis, LinkedIn, Twitter, Facebook e podcasts agora são ferramentas comuns para o aprendizado em muitas instituições de ensino. As mídias sociais contribuíram para o aumento do aprendizado on-line a longa distância.
Apesar das questões de falta de privacidade e alguns casos de trapaça dos alunos de longa distância, isso não impediu que as plataformas sociais fossem usadas na educação.
6 – Os desafios das mídias sociais.
As mídias sociais foram acusadas de promover males sociais, como:
Cyberbullying: Os adolescentes precisam se encaixar, ser populares e superar os outros. Esse processo foi desafiador muito antes do advento das mídias sociais. Adicione o Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram à mistura e, de repente, os adolescentes serão submetidos a pressões para crescer muito rápido em um mundo online.
Michael Hamm, pesquisador da Universidade de Alberta, conduziu um estudo que mostrou os efeitos das mídias sociais no bullying. 23% dos adolescentes relatam ter sido alvo e 15% disseram ter intimidado alguém nas redes sociais. Os adolescentes podem usar indevidamente as plataformas de mídia social para espalhar boatos, compartilhar vídeos destinados a destruir reputações e chantagear outros.
Falta de privacidade: Perseguição, roubo de identidade, ataques pessoais e uso indevido de informações são algumas das ameaças enfrentadas pelos usuários das mídias sociais. Na maioria das vezes, os próprios usuários são os culpados, pois acabam compartilhando conteúdo que não deveria ser visto pelo público. A confusão surge da falta de compreensão de como os elementos públicos e privados de um perfil online realmente funcionam.
Infelizmente, quando o conteúdo privado é excluído, geralmente é tarde demais e pode causar problemas na vida pessoal e profissional das pessoas.
7 – O impacto das mídias sociais nos relacionamentos.
Um dos efeitos da rede social é incentivar as pessoas a formar e valorizar laços artificiais sobre amizades reais. O termo ‘amigo’, usado nas mídias sociais, carece da intimidade identificada com as amizades convencionais, onde as pessoas realmente se conhecem, querem conversar, ter um vínculo íntimo e frequentemente interagir cara a cara.
A linha inferior.
Dizem que informação é poder. Sem um meio de distribuir informações, as pessoas não podem aproveitar o poder. Um impacto positivo da mídia social está na distribuição de informações no mundo de hoje. Plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter e outros tornaram possível acessar informações com o clique de um botão.
Uma pesquisa realizada pela parse.ly mostra que a expectativa de vida de uma história publicada na web é de 2,6 dias, em comparação aos 3,2 dias em que uma história é compartilhada nas mídias sociais. Essa é uma diferença de 23%, o que é significativo quando você considera que bilhões de pessoas usam a Internet diariamente.
Isso significa que quanto mais as informações estiverem em circulação, mais discussões serão geradas e maior será o impacto das mídias sociais.
Enquanto o mundo seria um lugar muito mais lento sem a mídia social, elas causam tanto mal quanto bem. No entanto, o impacto positivo do gerenciamento de redes sociais em São José do Rio Preto é astronômico e supera em muito os males associados ao compartilhamento.
No final do dia, compartilhar é levar as pessoas a ver e responder ao conteúdo. Desde que o conteúdo ainda seja relevante e a necessidade de informações ainda exista, sempre vale a pena para qualquer organização que usa a mídia social continuar publicando.