No mundo do marketing de hoje, as decisões não são mais guiadas apenas por hipóteses e experiências passadas.
As melhores idéias de marketing digital hoje são determinadas pelas estatísticas e pelo big data. Utilizando dados passados e análises preditivas, as empresas agora podem gerar melhor retorno do investimento (ROI) e fornecer insights que podem levar a estratégias e decisões de negócios eficazes dentro de uma organização, não apenas no departamento de marketing, mas também entre as equipes.
Ter os dados certos.
Ter dados precisos é essencial para tomar decisões eficazes de marketing, mas ter muitos dados pode realmente prejudicar sua estratégia de marketing se eles não forem utilizados corretamente. Você deve começar com seus principais indicadores de desempenho (KPIs) e trabalhar sobre eles.
Os principais indicadores de desempenho representam valores mensuráveis que fornecem uma indicação do desempenho das campanhas. Todas as decisões para iniciativas de marketing devem ter um objetivo, seja mais visitantes para o site, inscrições, coleta de e-mails, cliques para ligar, etc. Seja qual for o objetivo, seus KPIs devem ajudar a apoiar o objetivo.
Conhecendo seu público e canais.
A melhor parte de ter dados é saber exatamente com quem você está falando e com quem você deve direcionar suas campanhas de marketing. Você pode acompanhar o tipo de visitantes que acessam seu site e criar personas em torno daqueles que se envolvem para segmentar outras pessoas semelhantes à sua base de clientes atual.
Você pode usar os dados para determinar com o que o seu público interage no seu site e nas suas campanhas, como e-mails e anúncios. Ao decidir sobre o público alvo, você precisa determinar a intenção deles. Isso também se refere à definição de KPIs para tomar decisões de conteúdo adequadas ao seu público.
O exemplo mais eficaz disso é a Starbucks e seu aplicativo móvel de recompensas. Eles utilizam os dados coletados do aplicativo para determinar as horas mais movimentadas, as bebidas mais solicitadas durante determinados horários do dia, tendências sazonais, hábitos e preferências dos clientes e muito mais. Eles usam essas informações para criar campanhas de marketing e promoções mais relevantes para seus clientes com base em dados demográficos e locais.
Outro conjunto de dados importante a ter em conta são as fontes de tráfego dos dispositivos. Ter os canais corretos para alcançar seu público-alvo pode fazer uma enorme diferença em sua estratégia de marketing digital. Informações demográficas diferentes usam métodos diferentes para acessar informações on-line. Em 2018, 58% das visitas ao site eram de dispositivos móveis. Saber quais dispositivos são mais adequados para seu público-alvo pode ajudar a otimizar seu conteúdo para alcançá-los com eficiência.
Segmentando as palavras-chave certas.
Os dados podem ajudar a determinar o que seu público está pesquisando ao procurar seu serviço ou produto e ajudar a segmentar essas palavras-chave e direcionar o tráfego para seus canais.
Ao usar os dados fornecidos pela ferramenta de palavras-chave do Googel AdWords, você pode determinar suas palavras-chave em potencial. Você também pode usar essa ferramenta para ver quais palavras-chave seus concorrentes estão segmentando e determinar quais valem a pena oferecer e quais podem estar faltando.
A utilização dessas palavras-chave em mais do que apenas a segmentação de anúncios pode impulsionar seus negócios, inserindo-os em postagens em redes sociais, conteúdo no site e outros canais digitais para enfrentar completamente suas iniciativas de SEO. Monitore e analise os resultados continuamente enquanto faz lances em palavras-chave para otimizar sua estratégia.
Otimizando suas campanhas e site.
Você pode usar seus dados anteriores para prever os resultados futuros de suas campanhas. Observando o desempenho de suas campanhas anteriores e dos esforços de segmentação de anúncios, você pode identificar o que funcionou e quais não foram seus melhores métodos. Se você perceber que seus anúncios do Facebook não estão convertendo como seus anúncios do Google, aloque mais seu orçamento para o Facebook.
Você também pode otimizar para diferentes dados demográficos do seu público. Se você oferece uma variedade de produtos ou serviços, pode segmentar para diferentes personas. A Capital One usa seus dados de hábitos de consumo por demografia para determinar os horários ideais para apresentar várias ofertas, como hipotecas, empréstimos para automóveis e cartões de crédito com 0% de oferta APR (representação anualizada da sua taxa de juros) para diferentes clientes e pontos diferentes em sua jornada. Isso aumenta a taxa de conversão e reduz os gastos com quem não se enquadra nessas personas.
Mostrando o ROI.
As partes interessadas desejam saber que seus gastos com marketing estão funcionando e com o marketing digital, você pode mostrar nos dados exatamente como os gastos estão sendo utilizados e qual o efeito que eles têm no lucro.
Cada ação, como um formulário ou um clique para ligar, para o qual você está direcionando tráfego precisa ser contabilizado em algum conjunto de dados. Você pode adicionar parâmetros de rastreamento as URLs e saber qual canal está gerando mais tráfego e realocar os gastos digitais. Quando você tiver números de telefone listados no site, verifique se há alguma maneira de rastrear essas interações por meio de um sistema de serviço ao cliente. A equação para determinar o ROI do marketing digital é: (sua receita total atribuída ao digital – seu custo total de marketing digital) / (seu custo total de marketing digital).
Sem fazer essas coisas essenciais com seus dados, você pode coletar informações sem motivo algum. Os dados podem impulsionar seus esforços de marketing rapidamente, se usados de maneira correta e eficiente.