Descubra como criar uma estratégia de marketing bem-sucedida para que sua empresa aproveite as oportunidades de crescimento e aumente a receita.
Provavelmente, é seguro assumir que grande parte da sua estratégia de Marketing em São José do Rio Preto hoje é digital. Consumidores e empresas quase sempre estão on-line e em movimento, e você deseja alcançá-los e observar o comportamento deles onde eles passam o tempo.
Mas quando você está expandindo um negócio, pode parecer que esse cenário digital em constante mudança pode se tornar rapidamente um cenário avassalador. Com várias outras responsabilidades e tarefas que precisam ser realizadas, como você também pode criar, ajustar e manter com eficiência uma estratégia de marketing digital em Rio Preto ágil?
Reunimos este guia sobre estratégias de marketing para ajudá-lo a melhorar sua presença digital e crescer melhor.
O que é uma estratégia de marketing?
É importante entender como uma estratégia de marketing difere de uma estratégia de marketing digital antes de implementar uma ou ambas na sua empresa.
Uma estratégia de marketing é um plano para atingir uma meta relacionada ao marketing específico de maneira focada e alcançável. Ele leva em consideração o que sua empresa está atualmente fazendo bem e o que está perdendo em relação ao objetivo que você definiu, portanto, é mais provável que você o use.
Mas qual é a diferença entre uma estratégia de marketing e táticas de marketing, dois termos frequentemente usados de forma intercambiável?
Estratégia de Marketing vs. Táticas.
Como mencionamos acima, uma estratégia é um conjunto de etapas possíveis e focadas, usadas para ajudá-lo a alcançar uma meta específica.
Marketing ou não, existem três partes de qualquer estratégia:
Dependendo da escala do seu negócio, sua estratégia de marketing pode incluir várias partes móveis, cada uma com objetivos diferentes. Com isso dito, trabalhar em sua estratégia pode se tornar ao mesmo tempo assustador. Portanto, se você se sentir sobrecarregado com sua estratégia de marketing, consulte estas três etapas para mantê-lo focado em alcançar seus objetivos.
Táticas de marketing, ou táticas de qualquer tipo, são as ações específicas que você escolhe executar ao longo de sua estratégia para ajudá-lo a alcançar seu objetivo final. Em outras palavras, uma estratégia é o seu destino, é o plano alcançável e focado para chegar ao seu objetivo. Táticas são etapas concretas e definíveis dentro de sua estratégia que garantem que você alcance seu objetivo.
Para oferecer uma melhor compreensão do que eles podem acarretar, confira a lista a seguir de estratégias básicas de marketing comumente utilizadas por agência de marketing digital em São José do Rio Preto de vários setores.
Estratégias básicas de marketing.
Agora que você entende o que é uma estratégia de marketing, vejamos oque difere de uma estratégia de marketing digital.
Uma estratégia de marketing digital é um plano que ajuda sua empresa a atingir metas digitais específicas por meio de canais de marketing on-line cuidadosamente selecionados, como mídia paga, selecionadas e de proprietários.
Semelhante às estratégias de marketing e táticas de marketing, outros termos semelhantes que são frequentemente usados incorretamente de forma intercambiável são a estratégia de marketing digital e a campanha de marketing digital. Então, como eles diferem?
O que é uma campanha de marketing digital?
Como mencionado, uma estratégia digital é a série de ações que você planeja e executa para atingir sua meta abrangente de marketing digital. Por outro lado, as campanhas de marketing digital são os blocos de construção e as ações da sua estratégia que levam você a um objetivo final digital específico.
Por exemplo, se o objetivo principal de sua estratégia de marketing digital é gerar mais leads por meio das mídias sociais, você pode executar uma campanha de marketing digital no Twitter.
A seguir, vejamos as etapas envolvidas na criação de uma estratégia de marketing digital para seus negócios.
1 – Crie suas personas de comprador.
Para qualquer estratégia de marketing digital ou não, você precisa saber para quem está comercializando. As melhores estratégias de marketing digital são construídas com base em personas detalhadas do comprador e seu primeiro passo é criá-las.
As pessoas do comprador representam seu cliente ideal e podem ser criadas pesquisando e entrevistando o público-alvo da sua empresa.
É importante observar que essas informações devem basear-se em dados reais sempre que possível, pois fazer suposições sobre seu público-alvo pode fazer com que sua estratégia de marketing avance na direção errada.
Para obter uma imagem geral da sua persona, seu rol de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, possíveis clientes e pessoas fora do banco de dados de contatos que se alinham ao seu público-alvo.
Mas que tipo de informação você deve coletar para a sua pessoa compradora para informar sua estratégia de marketing digital?
Isso depende dos seus negócios, é provável que varie dependendo de você ser B2B ou B2C ou vender um produto de alto ou baixo custo.
Aqui estão alguns pontos de partida que você pode ajustar e adequar ao seu negócio em particular.
Informação quantitativa e demográfica.
Informação Qualitativa e Psicográfica.
Ao combinar todos esses detalhes, você poderá criar personas de compradores precisas e de grande valor para seus negócios.
2 – Identifique seus objetivos e as ferramentas de marketing digital necessárias.
Seus objetivos de marketing devem sempre estar vinculados aos objetivos fundamentais do seu negócio.
Por exemplo, se a meta da sua empresa é aumentar a receita on-line em 20%, a meta da sua equipe de comunicação digital em São José do Rio Preto pode ser gerar 50% mais leads por meio do site do que no ano anterior para contribuir para esse sucesso.
Qualquer que seja seu objetivo abrangente de marketing digital, você deve poder medir o sucesso de sua estratégia ao longo do caminho com as ferramentas de marketing digital certas.
Por exemplo, o Dashboard & Reporting Software no HubSpot reúne todos os seus dados de marketing e vendas em um único local, para que você possa determinar rapidamente o que funciona e o que não funciona para melhorar sua estratégia para o futuro.
3 – Avalie seus canais e ativos digitais existentes.
Ao revisar seus canais e ativos de marketing digital existentes para determinar o que incorporar em sua estratégia, é útil considerar primeiro o cenário geral, isso evitará que você se sinta sobrecarregado ou confuso.
Reúna o que você possui e categorize cada veículo ou ativo em uma planilha, para ter uma imagem clara da mídia existente, adquirida e paga.
Estrutura de mídia própria, adquirida e paga.
Para fazer isso de maneira eficaz, use a estrutura de mídia própria, ganha e paga para categorizar os “veículos”, ativos ou canais digitais que você já está usando e decidir qual é o melhor ajuste para sua estratégia.
Mídia própria.
Refere-se aos ativos digitais de sua marca ou empresa, seja seu site, perfis de mídia social, conteúdo de blog ou imagens. Canais de propriedade são aqueles sobre os quais sua empresa tem controle total.
Isso também pode incluir algum conteúdo externo que você não possui no seu site (por exemplo, um blog que você publica no Medium).
Mídia conquistadas
A mídia ganha refere-se à exposição que você ganha através do marketing boca a boca. Seja o conteúdo que você distribuiu em outros sites (por exemplo, postagens de convidados), o trabalho de relações públicas que você está realizando ou a experiência do cliente que você entregou. Mídia conquistada é o reconhecimento que você recebe como resultado desses esforços.
Você pode ganhar mídia obtendo menções da imprensa e críticas positivas, bem como pessoas compartilhando seu conteúdo por meio de suas redes (por exemplo, canais de mídia social).
Mídia paga.
Mídia paga refere-se a qualquer veículo ou canal em que você gasta dinheiro para atrair a atenção das pessoas que compram.
Isso inclui itens como Google AdWords, postagens de mídia social pagas, publicidade nativa (por exemplo, postagens patrocinadas em outros sites) ou qualquer outro meio pelo qual você paga em troca de maior visibilidade.
Como você tem uma melhor compreensão do que essa estrutura implica, vejamos um exemplo.
Digamos que você tenha um conteúdo de propriedade em uma página de destino do seu site criada para ajudar a gerar leads. Você sabe que deseja incorporar diferentes partes da estrutura, em vez de apenas trabalhar apenas com a mídia própria, adquirida ou paga.
Para ampliar o número de leads que o conteúdo gera, você se esforça para garantir que seja compartilhável, para que seu público possa distribuí-lo por meio de seus perfis de mídia social. Em troca, isso aumentará o tráfego para sua página de destino. Este é o componente de mídia ganha.
Para apoiar o sucesso do seu conteúdo, você pode postar sobre o conteúdo na sua página do Facebook e pagar para que ele seja visto por mais pessoas no seu público-alvo.
É assim que as três partes da estrutura são capazes de trabalhar juntas, embora isso não seja necessário para o sucesso. Por exemplo, se a mídia de sua propriedade e a já conquistada já são bem-sucedidas, talvez você não precise investir em pagas. Portanto, avalie a melhor solução para ajudá-lo a atingir sua meta e incorpore os canais que funcionam melhor para o seu negócio em sua estratégia de marketing digital.
Agora você sabe o que já está sendo usado, pode começar a pensar sobre o que manter e o que cortar.
4 – Audite e planeje suas campanhas de mídia próprias.
No coração do marketing digital está a mídia pertencente, e quase sempre é preciso sob a forma de conteúdo. Isso ocorre porque quase todas as mensagens que sua marca transmite podem ser classificadas como conteúdo, seja uma página de site Sobre nós , descrições de produtos, postagens de blog, ebooks, infográficos, podcasts ou postagens de mídia social.
O conteúdo ajuda a converter os visitantes do seu site em leads e clientes, melhorando a presença on-line da sua marca. E quando esse conteúdo é otimizado para mecanismos de busca (SEO), ele pode aumentar sua pesquisa e tráfego orgânico.
Seja qual for o seu objetivo de estratégia de marketing digital, você desejará incorporar conteúdo próprio. Para começar, decida qual conteúdo o ajudará a alcançar seus objetivos.
Se seu objetivo é gerar 50% mais leads por meio do site do que no ano passado, é provável que sua página Sobre nós não seja incluída em sua estratégia, a menos que ela tenha sido uma máquina de geração de leads no passado.
Aqui está um breve processo que uma agência digital em São José do Rio Preto pode seguir para descobrir qual conteúdo de propriedade você precisa para atingir suas metas de estratégia de marketing digital.
Audite seu conteúdo existente.
Faça uma lista do seu conteúdo existente e classifique cada item de acordo com o que anteriormente teve melhor desempenho em relação aos seus objetivos atuais.
Por exemplo, se seu objetivo é gerar leads, classifique seu conteúdo de acordo com quais partes geraram mais leads no último ano (como uma postagem no blog, e-book ou página do site).
A idéia aqui é descobrir o que está funcionando atualmente e o que não está, para que você possa se preparar para o sucesso ao planejar o conteúdo futuro.
Identifique lacunas no seu conteúdo existente.
Com base nas suas personas de comprador, identifique quaisquer lacunas no conteúdo que você possui. Por exemplo, se você é uma empresa de aulas de matemática e sabe, através de pesquisas, que um grande desafio para suas personas é encontrar maneiras eficazes de estudar, e atualmente você não possui conteúdo que fale dessa preocupação, crie algumas.
Ao examinar sua auditoria de conteúdo, você pode descobrir que os e-books hospedados em um determinado tipo de página de destino se convertem muito bem (melhor do que os seminários on-line, por exemplo). No caso dessa empresa de tutoria em matemática, você pode optar por adicionar um e-book sobre “como tornar o estudo mais eficaz” em seus planos de criação de conteúdo.
Crie um plano de criação de conteúdo.
Com base nas suas descobertas e nas lacunas que você identificou, faça um plano de criação de conteúdo descrevendo o conteúdo necessário para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Isso deve incluir:
Essa pode ser uma planilha simples e também deve incluir informações de orçamento se você estiver planejando terceirizar a criação de conteúdo ou uma estimativa de tempo se estiver produzindo por conta própria.
5 – Audite e planeje suas campanhas de mídia conquistadas.
Avaliar sua mídia conquistada anteriormente em relação aos seus objetivos atuais pode ajudar você a ter uma ideia de onde concentrar seu tempo. Veja de onde vêm seu tráfego e leads (se esse é o seu objetivo) e classifique cada fonte de mídia conquistada da mais eficaz para a menos eficaz.
Você pode obter essas informações usando ferramentas como os Relatórios Fontes na ferramenta de análise de tráfego do HubSpot.
Você pode encontrar um artigo específico que contribuiu para a imprensa do setor que direcionou muito tráfego qualificado para o seu site, o que aumentou as conversões. Ou você pode descobrir que o LinkedIn é onde você vê a maioria das pessoas compartilhando conteúdo, o que aumenta o tráfego.
A idéia é criar uma imagem de quais tipos de mídia ganhos ajudarão você a atingir seus objetivos (e o que não) com base em dados históricos. No entanto, se houver algo novo com o qual você queira experimentar, não descarte isso apenas porque nunca foi feito antes.
6 – Audite e planeje suas campanhas de mídia paga.
Isso envolve muito do mesmo processo: você precisa avaliar sua mídia paga existente em cada plataforma (por exemplo, Google AdWords, Facebook, Twitter etc.) para descobrir o que é mais provável para ajudá-lo a atingir seus objetivos atuais.
Se você gastou muito dinheiro no Google AdWords e não viu os resultados esperados, talvez seja hora de refinar sua abordagem ou descartá-la completamente e se concentrar em outra plataforma que parece estar produzindo melhores resultados.
No final do processo, você deve ter uma ideia clara de quais plataformas de mídia paga deseja continuar usando e quais (se houver) gostaria de remover da sua estratégia.
7 – Reúna sua campanha de marketing digital.
Você fez o planejamento e a pesquisa e agora tem uma visão sólida dos elementos que formarão sua estratégia de marketing digital.
Para revisar, eis o que você deveria ter solidificado até agora:
Agora, é hora de reunir tudo isso para formar um documento de estratégia coesa. Vamos revisitar o que significa estratégia digital: a série de ações que ajudarão você a atingir seus objetivos através do marketing online (digital).
Ou seja, seu documento de estratégia deve mapear a série de ações que você tomará para atingir seus objetivos, com base em sua pesquisa até o momento.
Você também precisará planejar sua estratégia a longo prazo, normalmente, de 6 a 12 meses é um bom ponto de partida, dependendo do seu negócio. Isso permitirá sobrepor quando você e sua equipe executarão cada ação. Por exemplo:
Ao adotar essa abordagem, você criará uma linha do tempo estruturada para sua atividade, que ajudará a comunicar planos entre colegas.
Por fim, veja alguns exemplos bem conhecidos de campanhas de marketing digital e as estratégias que eles empregam para inspirá-lo.
1 – GoPro: Vídeo criado pelo usuário de mídia ganha.
A GoPro é famosa por suas imagens exclusivas em estilo de ponto de vista, todas tiradas das lentes olho de peixe clássicas da empresa.
O que você talvez não saiba é que grande parte do conteúdo de vídeo que você vê no canal da GoPro no YouTube não foi produzido pela GoPro. Em vez disso, criado pelos seus usuários leais.
Ao preencher o canal do YouTube com conteúdo de vídeo criado pelo usuário, a GoPro incentivou a base de fãs a capturar suas filmagens e aventuras e publicá-las on-line (creditando o produto GoPro por suas filmagens e experiência).
Essa suas campanhas de marketing digital em andamento defendeu o uso de vídeo para divulgar a linha de produtos da GoPro, além de criar uma comunidade de clientes e fãs leais.
2 – Delta Linhas Aéreas: histórias de mídia de propriedade do Twitter.
A Delta Linhas Aéreas é um usuário produtivo das mídias sociais, especificamente no Twitter. A marca usa a plataforma para envolver potenciais passageiros de várias maneiras, que são oportunas e emocionalmente estimulantes.
Por exemplo, em homenagem ao Mês da Conscientização do Câncer de Mama, a empresa compartilhou histórias pessoais de funcionários da Delta com membros do público por meio do feed do Twitter da empresa.
Esse tipo de campanha digital promove a lealdade, o reconhecimento positivo da marca e dá aos clientes em potencial e atuais uma ideia do que a Delta se importa e representa.
3 – Geico: anúncios pré-videos do YouTube de mídia paga.
Para muitos, quando você ouve a palavra “Geico“, lembra-se automaticamente de que pode “economizar 15% ou mais em seguro de carro”.
Mas mesmo uma empresa com um slogan tão memorável e bem-sucedido pode perder público (coisas repetitivas podem envelhecer rapidamente) quando uma campanha de marketing fica muito velha.
É por isso que o Geico lançou uma série de anúncios de pré-videos no YouTube que admitem a brevidade do anúncio. Os anúncios pré-videos são uma forma de conteúdo pago no YouTube, no qual você paga ao YouTube para exibir anúncios de 15 a 20 segundos antes dos vídeos que têm o mesmo público-alvo do anunciante.
Enquanto algumas empresas tentam espremer o máximo de mensagens possíveis nesse espaço curto, a Geico aproveitou a oportunidade para tirar sarro de sua marca por ocupar seu tempo em primeiro lugar.
Isso torna os comerciais de pré-videos do Geico no YouTube divertidos e exclusivos e mostra o nível de autoconsciência que a marca possui.
4 – Wayfair: Tags de mídia de propriedade do Instagram.
Wayfair, um comerciante de artigos para o lar e decoração, tem uma estratégia inovadora no Instagram, suas fotos no Instagram não são apenas fotos. Isso ocorre porque o Instagram fornece às empresas a capacidade de criar páginas de compra de dentro da plataforma.
Com o Instagram Shopping, a Wayfair postou fotos de interiores em casa no Instagram e marcou os produtos nas fotos com informações e detalhes de preços.
Esta é uma campanha de marketing digital que mostra às pessoas exatamente quanto custa cada item nas fotos. Também orienta os membros da audiência a comprar os itens vistos nas fotos sem sair do aplicativo. Em troca, a Wayfair pode aumentar as conversões e a receita no Instagram.
5 – Mastercard: Blog de viagens de mídia de propriedade.
A Mastercard baseia sua marca nas histórias e aventuras que os portadores de cartão experimentam. Mas de que serve uma marca baseada em viagens sem uma campanha de marketing digital baseada em viagens?
O Priceless Cities, o blog de viagens da Mastercard, é um recurso que os clientes combinam com os cartões de crédito que os ajudam a pagar por suas viagens.
Essa campanha permite que a empresa se alinhe melhor às coisas em que seus clientes investem, bem como aos lugares em que seus clientes viajam.
6 – ETF Securities: mídia paga no LinkedIn conteúdos patrocinados.
A ETF Securities é um pequeno serviço de gerenciamento de ativos que atende a gestores de patrimônio e investidores na Europa.
A empresa aprendeu que seus clientes passam mais tempo no LinkedIn, interagindo com o conteúdo pago e patrocinado na plataforma.
Ao investir seu tempo aqui, a ETF Securities gerou mais interesse em investimentos e conseguiu ajudar seus clientes a tomar decisões financeiras mais inteligentes. Com esta campanha digital, a ETF Securities teve um crescimento de 95% ano a ano nos seguidores do LinkedIn.
7 – Red Bull: Notícias de estilo de vida em mídia conquistadas.
A Red Bull tornou-se conhecida pelo patrocínio de esportes radicais, não apenas pela bebida energética que eles vendem.
Em vez de criar conteúdo digital relacionado à bebida energética, a Red Bull captura seu público com artigos e vídeos sobre os últimos acontecimentos na comunidade de esportes radicais.
Em uma de suas campanhas de marketing digital, a Red Bull provou que o que você vende nem sempre é o foco ideal para uma estratégia de conteúdo. Em vez disso, pode ser significativamente mais valioso adaptar uma campanha ao estilo de vida que seus clientes vivem ou desejam associar-se.
Cresça melhor com estratégias de marketing que melhoram sua presença digital.
Seu documento de estratégia será muito mais individual para seus negócios, e é por isso que é quase impossível para nós criar um modelo de estratégia de marketing digital único.
Lembre-se de que o objetivo do seu documento de estratégia é mapear as ações que você tomará para atingir seu objetivo por um período de tempo, desde que ele comunique isso, você terá aprendido o básico da criação de uma estratégia digital.
Se você deseja criar uma estratégia verdadeiramente eficaz para ajudar a expandir seus negócios, a SET Marketing Digital pode lhe auxiliar nessa tarefa, entre em contato pelo WhatsApp: (17) 99112-1157.