O marketing digital em Rio Preto não é uma corrida. É uma maratona.
Mais um ano vai para os livros. Grande parte de 2019 foi como previsto nas publicações de tendências de marketing digital, mas também nos surpreendeu.
Alguns monopólios tecnológicos importantes ampliaram sua áreas de atuação. O Google lançou algumas importantes atualizações de algoritmos. O TikTok explodiu.
Então, o que 2020 trará para o mundo do marketing digital em Rio Preto e o que você pode fazer para se preparar?
Algumas dessas tendências são analisadas por outros profissionais de marketing digital, por exemplo, categorias totalmente novas de marketing, como o marketing de conversação. Outros são tendências de consumo baseadas em dados, por exemplo, muitos usuários de redes sociais em Rio Preto estão tomando “desintoxicantes” e dando um tempo nelas. E ainda há previsões precoces sobre o que está chegando em 2020, como o surgimento de boletins e conteúdo monetizado.
Algumas recomendamos a implementação o mais rápido possível, não importa quem você é. Outras provavelmente são relevantes apenas para certas indústrias e setores. Os princípios gerais de marketing se aplicam a quase todos os negócios, enquanto o impacto de tendências, táticas e abordagens mais específicas é limitado a determinados tamanho de empresas, público-alvo e setor.
As Pilhas de Tecnologia de Marketing (coleção de ferramentas baseadas em tecnologia usadas por profissionais de marketing de para ajudá-los a automatizar, executar e relatar várias atividades de marketing de forma eficiente em vários canais) estão na moda agora, mas uma pequena equipe local provavelmente não precisa investir R$10.000,00/ mês em tecnologia para o próximo ano. Por outro lado, a listagem gratuita do Google Meu Negócio está se tornando uma das peças mais cruciais do SEO local, mas pode não mudar muita coisa em uma empresa B2B que não atende clientes locais.
Portanto, nossa maior recomendação para você em 2020: conheça o seu contexto. Não empregue nada em 2020 sem perguntar se é certo para você, sua empresa e seu setor. Reúna seus dados, faça sua pesquisa e peça conselhos a sua rede de negócios.
Principais tendências de marketing digital para 2020.
Marketing: Volte para *Pessoas*
Ferramentas, tendências e táticas mudarão. Hoje em dia, eles estão mudando rapidamente. Mas as pessoas não. E se as pessoas são objeto de todo o nosso marketing, vale a pena entendê-las: seus desejos, suas necessidades, seus hábitos, o que as influencia, etc.
As pessoas não mudaram.
Certamente, alguns aspectos da cultura, da sociedade e das normas mudaram, mas a psicologia social não.
Esse sentimento sempre existiu, mas tem sido um pouco mais prevalecente nos últimos seis meses.
Vamos voltar ao básico em 2020.
Atividades para 2020:
Atualize você mesmo (ou se analise) e sua equipe sobre os princípios básicos de marketing.
Comprometa-se (ou volte a se comprometer) para conhecer seu público:
Entreviste-os.
Leve-os para um café.
Realize uma pesquisa com clientes (compense-os pela participação).
Coloque esses clássicos em sua lista de leitura para 2020:
David Ogilvy – Confissões de um publicitário.
Claude Hopkins – O poder dos números.
Robert Cialdini – A Psicologia da Persuasão.
Leia alguns livros mais recentes sobre comportamento humano, psicologia e marketing:
Daniel Kahneman – Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar.
Chip Heath e Dan Heath – SWITCH: Como Mudar as Coisas Quando a Mudança é Difícil.
Donald Miller – Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca.
Boletins Informativos.
E os emails personalizados de alta conversão em fluxos de trabalho automatizados complexos?
Certamente ainda há um lugar para eles também, mas em 2018 e 2019 vimos o retorno do boletim. Com tanto conteúdo e notícias na web, as pessoas estão dispostas a se inscrever, e até pagar, para que outra pessoa reduza o ruído por elas.
Leitores de RSS como o Feedly estão começando a ficar lentos, porque mesmo em um feed controlado, a quantidade de conteúdo é indigesta. E quem sabe se é legítimo, preciso ou útil?
Neste mundo de excesso de informações, ganha um boletim de notícias com os melhores artigos e as notícias MAIS IMPORTANTES. Estamos vendo empresas inteiras surgindo com base nessa abordagem. E estamos vendo empresas que abandonaram o boletim no passado retornando a ele.
Se você ainda não o fez, considere trazer seu boletim de volta em 2020. Se você puder selecionar um conteúdo verdadeiramente único e valioso, seu público agradecerá.
O que fazer em 2020.
Se você já tem um boletim informativo, dobre-o. Não o delegue a um estagiário – invista nele e trabalhe para servir ao seu público recursos verdadeiramente valiosos – mesmo que não sejam de você. O valor agregado valerá a pena, mesmo se você os estiver enviando para sites de outras pessoas. Se você não possui um boletim informativo e tem a largura de banda: faça-o em 2020.
Marketing de conversação.
90% dos clientes querem conversar com marcas. 42% das pessoas esperam uma resposta imediata (em 5 segundos) e 36% esperam uma resposta em 5 minutos.
O marketing de conversação é sobre o envolvimento com os clientes em tempo real para ter uma melhor noção de suas necessidades e conectá-los mais rapidamente às soluções.
Nos últimos anos, os chatbots explodiram. E agora estão extremamente acessíveis, na verdade, existem muitas opções gratuitas.
Mas o marketing de conversação é muito mais do que o chatbots. Os assistentes virtuais inteligentes estão se tornando eletrodomésticos padrão, muitos serviços de atendimento ao cliente de grandes marcas acontecem através do Twitter, e as lojas de comércio eletrônico estão enviando mensagens de texto e informações de sua remessa.
O marketing de conversação é mais humano, mais envolvente e mais eficaz.
Para fazer em 2020.
Construindo Comunidades Privadas.
Grupos privados estão explodindo entre as marcas.
À medida que aumentam as preocupações com a privacidade, aumentam também o engajamento e a participação em canais sociais mais privados, como grupos do Facebook, comunidades Slack e mensageiros instantâneos.
Isso abre uma enorme porta para os profissionais de marketing criarem espaços que aumentem o poder de permanência e promovam conversas significativas para e entre os clientes. Estes são novos ambientes onde a lealdade à marca cresce.
Por exemplo, Peleton (que atraiu MUITA atenção durante as últimas semanas de 2019) tem um grupo privado onde os membros podem “Se conectar com colegas Peloton Bike, Tread e Digital Members e manter-se atualizado sobre os anúncios e recursos da Peloton.”
Considere mais canais privados pelos quais envolver seus clientes em 2020. Grupos do Facebook e comunidades Slack são ótimos lugares para começar.
O que fazer em 2020.
Isso não fará sentido para todas as marcas ou empresas. Se você opera no espaço B2C e acredita que há potencial para o seu público se conectar, vale a pena tentar em 2020. É um esforço relativamente baixo.
Desintoxicação de mídias sociais.
2019 trouxe um declínio nos usuários do Facebook, um aumento nos usuários do Instagram, a explosão do TikTok e o aumento da desintoxicação das mídias sociais. A Exposure Ninja reports em junho relatou que mais de 35% dos adultos reduziram o uso de mídias sociais nos últimos 12 meses. Aqueles que reduziram o uso citaram a sobrecarga de informações, o desperdício de tempo, a falta de confiança, as preocupações com a privacidade e a saúde mental como seus motivos.
O que isso significa para os profissionais de marketing? Não pule do navio. As plataformas de redes sociais em Rio Preto sempre foram voláteis (pense no Myspace, Google+ e Vine). Talvez vejamos que algumas plataformas continuam a declinar, mas mais importante do que as considerações da plataforma, isso significa que os profissionais de marketing precisam garantir uma presença social positiva e significativa. Esse tipo de marca se destaca e se diferencia na era da desintoxicação.
Também aponta para a importância de outros canais, caso essa tendência continue. Considere mudar o foco e os recursos para enviar e-mails e outras publicidade on-line para garantir que você fique na frente do seu público durante a fase de desintoxicação.
O que fazer em 2020.
Privacidade do Consumidor.
A privacidade continua sendo um tópico importante no marketing. Em 2019, vimos Google, Amazon, Apple e Facebook gastando tempo sob o microscópio dos legisladores. Também vimos a CCPA (Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia) promulgada em outubro. Entre os dois, podemos ter certeza de que as empresas precisam continuar priorizando a privacidade de seus clientes.
O que isso significa para o marketing? Não priorizar a privacidade pode levar a multas. Mas, por outro lado, isso significa que a privacidade pode se tornar um diferencial no mercado. Estamos vendo isso no mercado de mecanismos de busca da DuckDuckGo e no mercado de navegadores da Brave.
As marcas que seguem o exemplo podem receber grandes recompensas em 2020 e nos próximos anos. Os profissionais de marketing devem encontrar maneiras de serem eficazes e menos invasivos para ajudar suas marcas a vencer.
Para fazer em 2020.
Procure maneiras de destacar como você prioriza a privacidade de seus clientes em seu marketing. Se você não priorizar a privacidade de seus clientes, é hora de começar. Em seguida, destaque-o no seu marketing.
Conteúdo interativo.
O conteúdo interativo está surgindo há algum tempo nas marcas que têm os recursos e a largura de banda para criá-lo. Mas 2020 é o ano em que se torna obrigatório para todas as marcas.
Por quê? Porque a Internet é inundada com artigos de 1500 palavras sobre tudo, de AZ. Todo mundo tem um blog, toda empresa está investindo em conteúdo. Assim, depois que mais de 80.000 artigos foram escritos de “Como fazer pesquisa de palavras-chave”, estamos prontos para nos engajar em algo novo.
O SEMRush faz isso há alguns anos com jogos e questionários interativos. Os jogos de volume de palavras-chave não respondem à minha pergunta, mas é uma experiência única que me atrai para a marca deles.
Ahrefs publicou recentemente um “guia interativo” que fornece instruções passo a passo com informações variadas com base no andamento do seu tráfego.
Esse é o tipo de conteúdo que reduzirá o barulho em 2020.
O que fazer em 2020.
Considere adicionar algumas estratégias de próximo nível ao seu calendário de conteúdo para 2020 antes que seja tarde demais. Acha que não tem tempo ou recursos para criar algo como você vê acima? Confira algumas dessas ferramentas gratuitas:
Inteligência Artificial e Machine Learning em E-mail.
A Inteligência Artificial (IA) completa 65 anos este ano. Certamente não é uma nova tendência, mas suas implicações e acessibilidade para o marketing continuam a crescer.
Uma das maiores tendências que vimos é a automação do email: linhas de assunto, recomendações de produtos, horários de envio e muito mais. A capacidade de personalizar emails é realmente incrível e está se tornando acessível mesmo para pequenas empresas.
Em 2019, a ActiveCampaign lançou o Envio Preditivo a partir de seu plano de US$ 129/mês. A Automizy oferece um grau de teste AB automatizado e geração de assunto a um preço baixo também. A inteligência de ponta está se tornando acessível, o que significa que a porta está aberta mesmo para pequenos negócios.
Para fazer em 2020.
Se você ainda não se interessou em usar IA ou ML, 2020 pode ser o ano, e a automação de email marketing pode ser um ótimo lugar para começar.
Um SERP lotado de empresas de serviços locais.
Nada de novo aqui, mas está ficando ainda pior para os provedores de serviços locais. Confira esta página de resultados do mecanismo de pesquisa para “conserto de telhado perto de mim“:
Existem várias empresas listadas antes do mapa do Google Meu Negócio (o mapa que o Google exibe com três empresas locais). Se você não conseguir trabalhar no mapa local com a Otimização para Mecanismos de Busca local, estará competindo com os negócios locais por um total de 4-6 (normalmente o que vemos) slots orgânicos de empresas locais.
Certamente, muitos rebaterão com: “Bem, é melhor você otimizar para o pacote local!” Mas, infelizmente, dependendo da pesquisa, o Google coloca parâmetros rígidos sobre quem é elegível para aparecer. Para aqueles localizados fora da cidade que eles servem, é quase impossível.
Como combater isso? Comece a investir em publicidade, especialmente se o mapa local não for gentil com sua listagem e você achar que otimizou bem. Não há muitos cliques no quarto e no quinto resultados orgânicos com tantos concorrentes acima.
Se você é uma empresa local que não está sendo ofuscada pelos Anúncios de Serviço Local e pelo Google Ads em todas as pesquisas, pode viver mais um dia.
O que fazer em 2020.
Analise o SERP para termos de pesquisa relevantes para sua empresa.
Confira o LocalFalcon para descobrir onde você classifica no mapa local em diferentes locais.
Se você não tem muita visibilidade local, considere anunciar no Google.
A evolução do conteúdo skyscraper.
Se você não está familiarizado com o conteúdo skyscraper, é um método de SEO e Marketing de conteúdo para criar conteúdo de alto escalão nos mecanismos de pesquisa: Escolha seu tópico, encontre as postagens mais importantes para esse tópico e, em seguida, saia e crie um conteúdo ainda melhor.
Ótima tática, mas eis o que aconteceu: Alguém queria escrever sobre ferramentas de SEO. Ele viu um post chamado “Top 5 Ferramentas de SEO” no top 3 dos resultados do Google. Então ele criou o “Top 25 Ferramentas de SEO”. Ante que percebemos que o SERP para “melhores ferramentas de SEO” são 10 posts que pareciam iguais, apresentando a maioria das mesmas ferramentas.
Partes melhores de conteúdo não foram realmente criadas. Em vez disso, criamos uma cultura e uma indústria cheias de conteúdo copiado, não atribuído e gerado, compreendendo em comprimento e largura como diferenciais, em vez de valor.
Acho que (espero) começaremos a ver um conteúdo mais profundo e verdadeiramente útil ganhar SERPs, em oposição a peças desnecessariamente longas, amplas e não originais. Publicações menos genéricas de “50 ferramentas de SEO” e mais post da experiência de alguém usando as Top 5 ferramentas de SEO.
Aqui está o conteúdo mais profundo e mais restrito de 2020. Fim para o superficial, amplo e sem originalidade.
Para fazer em 2020.
Lances inteligentes nos anúncios do Google.
Os lances inteligentes do Google Ads existem há algum tempo. Lances inteligentes permitem automatizar seus lances no Google Ads. Por exemplo, você pode definir um custo por aquisição desejado ou um custo por clique (aprimorado) e o Google automatizará seus lances para atingir suas metas.
No entanto, muitos tiveram dúvidas sobre a automação do Google. Em vez disso, muitos softwares de automação de anúncios surgiram nos últimos anos.
O Google anunciou em 2019 que grandes melhorias estavam chegando ao lance inteligente, alimentado pelo aprendizado de máquina.
O Google anunciou metas de conversão no nível da campanha, conjuntos de ações de conversão, valor da conversão e ajustes de sazonalidade, a maioria dos quais já estão ativos.
Os novos aprimoramentos permitem escolher ações de conversão no nível da campanha, compartilhá-las entre as campanhas, ajustar o valor da conversão por tipo de público e otimizar para as épocas de pico de tráfego.
A questão permanece: você dará as rédeas ao Google? Novas melhorias e novos modelos tornam isso tentador.
O que fazer em 2020.
Atribuição e acompanhamento de pessoa.
Este é um tópico muito importante para as empresas de varejo locais. Como você pode saber se seus esforços de marketing estão direcionando pessoas para o seu local?
Um punhado de empresas está aceitando esse desafio para ajudar as empresas locais com a atribuição pessoal.
Zenreach está trabalhando em soluções usando sinais Wi-Fi e rastreando de cookies para medir quais esforços de marketing atraíram esse cliente para a loja.
É possível que uma tendência como essa cresça durante a revolução da privacidade? Quem sabe. Mas, se continuar crescendo, isso significará novas métricas e dados valiosos para locais, varejo e restaurantes, o que significa implicações maciças na forma como eles comercializam.
O que fazer em 2020.
Se você já ficou frustrado com a sua incapacidade de rastrear clientes locais nos seus gastos com marketing (e você não tem problemas éticos ao configurar isso): experimente o Zenreach, é um bom lugar para se testar primeiro.
Microinfluencers.
O marketing de influência já existe há algum tempo. Mas os grandes influenciadores do status de celebridade estão começando a perder a confiança dos consumidores. Podemos ter visto o ápice dos influenciadores de celebridades no Fyre Fest, que ocorreu em 2017, mas realmente veio à luz em 2019 com o lançamento de dois documentários reveladores. Muitos consumidores começaram a perceber: “O apoio de uma celebridade pode não significar um produto de qualidade”.
Por outro lado, os influenciadores locais e microinfluenciadores tendem a ganhar mais confiança. Para os profissionais de marketing, isso pode significar maior engajamento e mais confiança, com um custo menor.
Os dados nos mostram que contas menores têm maior porcentagem de envolvimento. Como empresa local, se você não puder pagar um Neymar para promover sua marca, poderá obter sucesso com um influenciador local por uma fração do custo.
O que fazer em 2020.
Se o seu marketing atingiu o limite e você sente que tentou quase tudo, vale a pena tentar influenciadores locais em 2020, especialmente para as marcas B2C locais.
O Stories continuam a crescer.
Os Stories tiveram um ótimo ano em 2018 em todas as plataformas e o momento continuou até 2019.
Mas não são apenas o Instagram, as histórias do Facebook, as do WhatsApp e as do Youtube (atualmente na versão Beta) ultrapassaram 500 milhões de usuários ativos em 2019.
A Hootsuite relata que 64% dos profissionais de marketing já implementaram o Instagram Stories em sua estratégia de mídia social ou pretendem fazê-lo no próximo ano. As marcas estão postando histórias em média cerca de sete dias por mês.
As pessoas adoram histórias porque são autênticas e transparentes. Sem mencionar que os consumidores adoram atualizações em tempo real e conteúdo atualizado.
As histórias continuam a oferecer uma tonelada de oportunidades para os profissionais de marketing, e não acreditamos que isso esteja mudando em 2020. As histórias podem não ser adequadas para todos os negócios, mas vale a pena experimentar em 2020.
O que fazer em 2020.
Considere implementar histórias no seu plano de mídia social para 2020, se você ainda não o fez. Eles são relativamente baixos, portanto experimentar e avaliar não será prejudicial.
Considere a publicidade no Instagram e no Facebook. Os cliques na história são muito baratos e, para algumas marcas, isso pode significar reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) pela metade se o seu público estiver ativo nessas plataformas.
A importância das pilhas de marketing.
De acordo com o especialista da MarTech, Scott Brinker, existem mais de 7000 tecnologias viáveis de marketing no mercado.
A MarTech iniciou esse infográfico em 2011 com 150 empresas. Mas o número de empresas cresceu drasticamente, introduzindo novas categorias como CDP (Customer Data Platforms), publicidade ABM (Account Based Marketing), plataformas de marketing de conversação e muito mais foram adicionados ao mix nos últimos anos.
As pilhas de tecnologia de marketing serão tão importantes como sempre em 2020. As marcas mais bem-sucedidas serão as que escolherem suas pilhas de tecnologia e software estrategicamente, colocando a estratégia em primeiro lugar e avaliando bem suas opções.
Para fazer em 2020.
Audite sua pilha atual de tecnologia de marketing. Verifique se você possui uma estratégia sólida e garanta que seu conjunto de ferramentas funcione para você. Não compre uma nova ferramenta brilhante sem analisar a necessidade dela para o seu negócio.
O Google vai se concentrar no processamento natural de idiomas.
Em outubro, o Google lançou um modelo de linguagem natural chamado BERT que chamou muita atenção. O buz em torno do BERT pode ter sido desproporcional, mas é um grande sinal do que está por vir.
O Google continua seu esforço para aprender e entender a linguagem natural, para entender melhor e classificar as páginas de maneira adequada. O que isso significa é que devemos ver cada vez mais artigos bem escritos com boa classificação e podemos dizer adeus ao conteúdo limitado e irrelevante da palavra-chave alvo em todos os cabeçalhos.
Ainda não há nenhuma pesquisa notável (que eu saiba) sobre como otimizar a linguagem natural. A maioria dos especialistas diz que os modelos de mecanismos de pesquisa usados para entender a linguagem estão muito acima de nossa compreensão. No entanto, você encontrará várias ferramentas de otimização de conteúdo, como o Surfer, que analisarão o idioma e a semântica de outras postagens bem classificadas para a mesma palavra-chave.
A chave aqui para a otimização para mecanismos de busca é a otimização de tópicos e entidades (Por exemplo, quando você pesquisa “quem é o presidente”, recebe um trecho destacado de Donald Trump. Como o Google sabe? Entidades! Ele reconhece “Trump” como uma entidade e “presidente” como uma entidade.). Alguns acreditam que a pesquisa por palavras-chave diminuirá, dando lugar a pesquisas aprofundadas sobre tópicos, pesquisas sobre SERP e semântica. As entidades se tornam o coração da indexação e otimização. Esta é uma boa notícia para a pesquisa, mas significa menos atalhos e hacks para boas classificações.
Para fazer em 2020.
Serifas + ilustrações de marca.
Comece a dizer adeus aos Humaaans em todos os lugares.
Você reconhece esses Humaaans. Eles estão em toda parte na web, principalmente para sites SaaS.
Diga adeus e olá para o que chamamos de tendência de ilustrações com a marca Serif +. Veja um exemplo:
Observe a mudança de fontes san-serif e ilustrações genéricas para serifs em geral com ilustrações de marca personalizadas.
Também estamos vendo mais e mais empresas SaaS trabalharem fotos de clientes reais usando o produto no lugar de um site inteiro de ilustrações.
Mais san-serifs. Mais ilustrações da marca. Mais SaaS incorporando imagens de clientes.
O que fazer em 2020.
Não há muito o que fazer aqui. Depende da sua marca e estratégia de design. Qualquer coisa para diferenciar sua marca será uma vitória.