Historicamente, as empresas que escolheram uma estratégia mais progressiva de reorientar os gastos durante uma recessão superaram as empresas que fizeram cortes radicais.
Nosso mundo está enfrentando um desafio muito sério com a disseminação do Coronavírus, mas há esperança no horizonte.
As empresas tiveram um grande impacto, já que a economia foi afetada por causa do COVID-19. Os supermercados ficaram com prateleiras vazias, enquanto os restaurantes são como cidades fantasmas.
Como proprietário de uma empresa, você provavelmente está procurando maneiras de sobreviver à onda que leva os brasileiros a repensar seus orçamentos.
Tente manter-se positivo – vai melhorar.
Se você está acompanhando as constantes atualizações de notícias sobre o Coronavírus, provavelmente está se perguntando se poderemos deixar nossas casas novamente.
Mas essa situação não vai durar para sempre. E sua empresa não estará fechada por tempo indeterminado.
Como disse um especialista médico no ABC’s 20/20 no programa Monday Night, “vai piorar antes que melhore”. Mas não se esqueça do final dessa citação: vai melhorar.
Quer prova? Não procure mais além de onde o Coronavírus começou.
Segundo a CNN, a China está suspendendo as restrições de viagens e a vida está voltando ao normal. O surto de Coronavírus foi amplamente contido em toda a China, com bloqueios suspensos e funcionários voltando ao trabalho. A China registrou apenas 20 novos casos de COVID-19 no Domingo. Isso é um grande contraste com Fevereiro, quando a China registrou milhares de novas infecções por COVID-19 por dia.
Notícias ainda melhores chegaram na quinta-feira. Pela primeira vez desde Dezembro, a China não teve novos casos domésticos de Coronavírus para relatar.
Os EUA estão cerca de seis a oito semanas atrás da China na disseminação do vírus. Se a tendência persistir, os EUA também deverão observar uma queda drástica nos testes positivos do COVID-19 em Maio.
Isso deve ser apenas uma pequena interrupção para o seu negócio. E quando a normalidade voltar em breve, você não deseja ficar para trás dos concorrentes em uma corrida para recuperar qualquer receita potencial perdida.
Em um momento em que muita coisa parou, os empresários precisam continuar avançando com a realidade de que precisam estar posicionados para uma forte retomada na metade do ano.
“O que você não quer fazer agora é parar com seus esforços de marketing digital“.
“Isso seria um erro e um completo desperdício de tempo e recursos que você já investiu em seus negócios para ganhar força em um mercado on-line lotado. Você perderia terreno para seus concorrentes e colocaria seus negócios em uma posição fracassada no segundo semestre de 2020, quando, por todas as indicações, teremos passado deste infeliz surto de coronavírus.”
A história mostra que se você cortar menos durante os períodos de inatividade, obterá mais nos tempos de retomada.
Historicamente, as empresas que escolheram uma estratégia mais progressiva de reorientar os gastos durante uma recessão superaram as empresas que fizeram cortes radicais, de acordo com estudos que analisaram recessões recentes descritas em uma postagem no blog do CXL.com na quinta-feira.
Um estudo focado no que aconteceu durante uma recessão mediu o desempenho de uma empresa após a recessão. O estudo constatou que “líderes bem-sucedidos, negociando menor rentabilidade a curto prazo para ganhar a longo prazo, reorientaram-se em vez de cortar gastos”.
Um estudo da Harvard Business Review de 4.700 empresas públicas analisou três anos antes, durante e após recessões. O estudo identificou a porcentagem de empresas que superaram seus rivais: 21% para empresas que optaram por um foco de prevenção (mais redução de custos) e 37% por um foco mais progressivo. O estudo constatou que “empresas que cortam custos mais rapidamente e mais profundamente do que os rivais não necessariamente florescem. Eles têm a menor lucratividade (21%) em se destacar da concorrência quando os tempos melhoram.”
Além disso, um relatório da Bain descobriu agir corretamente durante os anos magros tem um enorme impacto na taxa de crescimento de uma empresa depois que a economia melhora.
10 idéias de marketing digital em Rio Preto a serem consideradas durante o Coronavírus.
1 – Conecte-se com seus clientes nas mídias sociais durante este momento crítico.
Todos estamos lidando com o impacto que o surto de Coronavírus teve em nossas vidas, independentemente de você ter sido positivo ou não. Estamos todos tomando precauções. Estamos trancados em nossas casas e nossos filhos não estão na escola. Não podemos visitar nossos amigos. Não podemos comer em nossos restaurantes favoritos ou ir ao cinema. Este é um momento para realmente mostrar empatia pelos outros e ajudar onde puder. Este é um momento em que todos precisamos ser sensíveis, e não muito exigentes ou insistentes, mas é uma ótima oportunidade para sua marca se destacar durante um período difícil. Agora, mais pessoas estão nas mídias sociais enquanto ficam presas em casa, procurando atualizações e tentando permanecer conectadas em um país repentinamente isolado.
Além disso, use sua empresa para contribuir com os bancos de alimentos da área ou para ajudar os idosos em suas compras. E promova suas boas ações com o marketing de mídia social para ajudar a construir sua marca.
“É uma oportunidade única para as marcas se unirem! Nossas comunidades precisam uma da outra agora mais do que nunca. As pessoas precisam de apoio, compreensão, educação, recursos. As mídias sociais podem fornecer exatamente isso e podem ser extremamente poderosas se forem feitas corretamente.”
2 – Verifique se o seu negócio pode ser encontrado on-line.
Caso você não tenha notado, mais pessoas estão online agora do que em seus carros ou andando nas calçadas. O tráfego de pesquisa aumentou significativamente na semana passada e continuará a subir à medida que nos acostumamos. Todos nós estamos colados aos nossos computadores e telefones, procurando atualizações em nossa comunidade. Também estamos procurando entretenimento e maneiras de passar o tempo. Para muitos, isso inclui compras online.
Qualquer coisa online agora será consumida mais do que nunca. Não é hora de ficar oculto online. Você deve usar estratégias de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) para subir ao topo das SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa) do Google, para que sua empresa possa ser facilmente encontrada. Não é hora de uma empresa entrar em uma concha e sair a cada dia para ver se o sol saiu.
“As pessoas ainda fazem pedidos e precisam de coisas mesmo quando estão em casa”. Muitas pessoas ainda entram em contato com empresas durante o horário de trabalho, e isso não vai mudar só porque elas estão em casa. Sua concorrência pode se ajustar, mas isso não significa que você precisa parar tudo e perder vendas.”
3 – A publicidade Pay-Per-Click (PPC) é uma jogada inteligente agora.
Com mais pessoas em casa na frente de suas telas, é uma ótima oportunidade para as empresas usarem o marketing de PPC para se conectar com seus clientes e obter uma vantagem competitiva. Ah, e é uma ótima chance de economizar dinheiro dentro do seu orçamento de marketing digital. Em média, o custo por clique diminuiu 6% em todos os setores desde a semana passada. E o CPC provavelmente continuará diminuindo na próxima semana, reduzindo a quantia de dinheiro que um anunciante paga a um editor por cada clique no anúncio. Isso dá à sua empresa outra oportunidade de aumentar a participação de mercado perdido.
“É um ótimo momento para continuar seu marketing digital, pois outros anunciantes podem ficar offline no momento, e as empresas podem capturar tráfego e conversões devido à concorrência reduzida. Temos em mente os melhores interesses dos clientes e trabalhamos para fornecer soluções para manter a exposição e, ao mesmo tempo, priorizar os gastos com orçamento nesses períodos de incerteza.”
4 – Fique à frente ou pule na frente da concorrência.
O SEO ajuda sua empresa a aumentar o tráfego orgânico do seu site e a superar a concorrência. Você deseja estar na primeira página dos SERPs do Google – e no topo da lista – para que, quando seus clientes pesquisem determinadas palavras-chave, você seja a empresa que eles acabam ligando. Subir ao topo das SERPs leva tempo e estratégias de otimização estratégica. Se você não continuar a otimizar seu site e conteúdo diariamente, perderá um terreno valioso nos resultados da pesquisa e sua queda livre poderá custar milhares de reais à sua empresa em receita perdida.
“É importante ficar à frente da concorrência e fazer o possível para manter seu site atualizado e otimizado, O nível de concorrência nas empresas provavelmente aumentará no futuro próximo e também é importante permanecer competitivo com sua estratégia de marketing digital para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta que a dos concorrentes”.
O que você não quer fazer é interromper uma campanha de SEO. Isso pode ser um erro crítico para o seu negócio. Seus leads e receita sofrerão. Mas se outras pessoas optarem por usar o SEO, também é um momento perfeito para sua empresa se esforçar ainda mais para superar seus concorrentes.
“Os concorrentes podem estar interrompendo suas campanhas devido ao medo do futuro ou da situação atual. Este é um ótimo momento para fortalecer sua campanha, a fim de melhorar seu ranking e potencialmente superar os concorrentes”.
5 – Prepare sua empresa para o impulso de recuperação.
Como observamos anteriormente, o surto de Coronavírus deve desaparecer (como na China) após alguns meses. É quando a normalidade retorna e os hábitos de consumo dos consumidores se estabilizam. Você deve se lembrar que o SEO é mais uma estratégia de longo prazo. O que você faz hoje para sua campanha de SEO afetará seu tráfego de pesquisa orgânica daqui a dois meses. Pausar sua campanha de SEO agora pode ter um impacto negativo no seu potencial de receita daqui a dois meses, quando o Coronavírus começar a se tornar uma memória distante.
“Como profissionais de SEO, o trabalho que fazemos hoje afetará os resultados daqui a alguns meses. Se você parar no momento agora, quando o mercado começar a subir, não verá os resultados desejados. Antecipe os tempos em baixa, prepare e pressione agora enquanto outros estão desistindo. Os resultados estarão a seu favor quando você precisar.”
6 – Circunstâncias únicas oferecem oportunidades para uma oferta especial.
Durante esse período de tempo incerto, você tem a oportunidade de mostrar suporte para sua base de clientes oferecendo descontos especiais que manterão sua receita fluindo. Identifique o seu ajuste no mercado de produto e crie uma oferta especial. Muitas pessoas estão navegando em casa, procurando descontos para economizar dinheiro durante um período de agitação. É uma ótima maneira de interagir com seus clientes e manter um fluxo constante de receita que manterá suas portas abertas. Você pode enviar suas ofertas especiais por meio de publicidade PPC (pay-per-click) e redes sociais em São José do Rio Preto.
“Esteja preparado para entrar em ação com novas estratégias para ajudar sua marca a voltar a um “mercado saudável. A preparação deve começar hoje.”
7 – O SEO local agora é mais relevante.
Todos reduzimos nossa locomoção e estamos ficando perto de casa. Nos raros momentos em que saímos de casa, procuramos destinos próximos para serviços e suprimentos. Então, você quer garantir que sua empresa esteja usando estratégias locais de SEO para otimizar seu site para pesquisas “perto de mim”. Você deseja que os clientes da sua região geográfica possam encontrá-lo on-line com facilidade, para que eles procurem primeiro você. No momento em que todos procuramos mais comodidade, isso oferece à sua empresa a oportunidade de prestar assistência em um momento crítico para as famílias.
Este também é o momento perfeito para iniciar uma campanha de marketing da Amazon ou Mercado Livre e aproveitar o aumento do comércio eletrônico.
“Agora é o momento perfeito para as empresas de comércio eletrônico alavancarem o marketing digital. Houve um afluxo maciço de consumidores que compram on-line com eventos recentes, fazendo com que empresas como a Amazon contratem quase 100.000 novos funcionários para se preparar para o aumento dos negócios. Utilize o marketing digital em São José do Rio Preto agora para se destacar.”
8 – Esteja preparado para dinamizar como empresa e informar seus clientes.
Em uma situação fluida, sua empresa também deve ser fluida. Este é um momento em que você deve encontrar maneiras de se conectar com seus clientes como nunca antes. Isso mostra empatia e mantém você relevante no momento em que seus negócios podem ter sido impactados por pessoas que ficam em casa. Por exemplo, os restaurantes estão fechando agora porque os clientes não estão indo. Você deve garantir serviços de entrega gratuitos. Outro dia, um restaurante local de São Paulo enviou um e-mail com três maneiras de colocar a comida nas mãos dos clientes: entrega, pedido na calçada e coleta no estacionamento. Além disso, informe seus clientes que você aumentou suas práticas sanitárias e como está fazendo isso especificamente.
Mas outras empresas também devem girar no momento em que permanecermos. As academias fecharam suas portas em um esforço para impedir a disseminação do coronavírus, mas por que não oferecer aulas de ginástica on-line agora? Médicos poderiam oferecer consultas on-line. Os supermercados devem oferecer uma entrega na calçada. Todas essas oportunidades podem ser ampliadas com campanhas estratégicas de mídia social.
“Como as pessoas são forçadas a ficar em quarentena no momento, haverá mais olhos do que nunca online, para que as pessoas consumam mais marketing digital em Rio Preto em todas as frentes. As pessoas estarão olhando para a mídia social, especialmente para atualizações sobre oportunidades, novos procedimentos para empresas e notícias. Eles também procurarão ver como as marcas e as empresas estão reagindo ao atual ambiente de negócios. Agora é provavelmente o momento mais importante para ser visível digitalmente, porque outras formas de marketing tradicional serão paralisadas.”
9 – Não seja vítima do movimento de pânico.
Quanto papel higiênico você tem em sua casa agora? Se sua resposta for muitos, é provável que você seja uma das pessoas que compareceu ao supermercado quando a histeria por Coronavírus começou a acelerar no fim de semana. Não é assim que você deseja reagir se deseja implementar uma estratégia de marketing digital inteligente. Você nunca quer fazer um movimento de pânico. Você sempre deseja usar métricas e analisar todos os dados disponíveis antes de tomar uma decisão.
As reações instintivas geralmente não terminam bem na agência de marketing digital em São José do Rio Preto. Tenha cuidado ao reagir rapidamente a uma mudança repentina na economia ou no mercado.
“A economia não está parando. Os proprietários ainda precisam de prestadores de serviços domésticos. As pessoas ainda precisam de bens e serviços. O dinheiro ainda está mudando de mãos e os consumidores ainda confiam no Google para encontrar pessoas com quem fazer negócios.”
10 – Use esse tempo de inatividade para concluir suas listas de tarefas digitais.
Agora que você não está indo para o escritório ou participando de reuniões pessoalmente, sua agenda provavelmente liberou algum tempo para você. Os itens de marketing que podem ter caído nas falhas e foram negligenciados agora podem ser abordados.
Talvez seu site precise de uma nova aparência com um novo design. Os profissionais de design de sites da SET Marketing Digital podem revisar seu site em dois meses enquanto trabalham remotamente. Também é um ótimo momento para que um especialista em otimização da taxa de conversão realize uma auditoria de CRO do seu site para garantir que suas CTAs (call to action) estejam transformando leads em clientes. Além disso, é o momento ideal para fazer uma auditoria de SEO do seu site para garantir que você esteja maximizando suas estratégias de otimização.
“Este é um momento perfeito para o auto-aperfeiçoamento. Use seu novo tempo livre para trabalhar em sua presença no SEO, como limpar a casa em um dia de chuva.
É um ótimo momento para voltar às raízes, usando algumas de suas horas em seu contrato de serviço atual para revisar sua estratégia de marketing digital em Rio Preto com nosso especialista”.