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O que um profissional de Marketing Digital faz?

O que um profissional de Marketing Digital faz?

by SET - Agência de Publicidade Rio Preto, Criação de Sites Rio Preto e Marketing Digital Rio Preto / sexta-feira, 22 novembro 2019 / Published in Marketing em Ribeirão Preto, Marketing em Rio Preto

O marketing digital vê mudanças constantes e requer uma mente com visão de futuro.

O marketing digital tem seu próprio nicho de mercado, onde as qualificações necessárias vão além das estratégias básicas de marketing e das habilidades criativas.

Se você está pensando em ingressar no setor de marketing digital, entender as habilidades necessárias e o que os profissionais de marketing digital fazem é um bom lugar para começar.

Definido o profissional de marketing digital.

Em termos gerais, um profissional de marketing digital é responsável pelo uso de canais digitais para gerar leads e criar reconhecimento da marca. Os canais digitais incluem:

  • Sites da empresa
  • Mídia social
  • Classificação do mecanismo de pesquisa
  • Marketing de email
  • Anúncios gráficos on-line
  • Blogs corporativos
  • Além disso, o profissional de marketing digital também deve usar análises mensuráveis ​​para identificar pontos fracos e encontrar maneiras de melhorar o desempenho nesses canais. Nesta função, você pode ser responsável por todos os aspectos da estratégia digital de uma empresa ou apenas se concentrar em uma.

    As empresas menores tendem a ter um especialista ou gerente geral, enquanto as empresas podem espalhar as responsabilidades para toda uma equipe ou mesmo para vários departamentos diferentes.

    Esse (especialista geral) é responsável por direcionar consumidores relevantes com o objetivo de melhorar o reconhecimento da marca [e] a confiança e, finalmente, impulsionar a intenção de compra – Justin Emig, vice-presidente de Marketing e Inovação, Marketing de Talentos na Web.

    As muitas facetas do marketing digital.

    No marketing digital, você pode optar por ser um valete ou concentrar-se em uma ou duas habilidades para diferenciá-lo. Por exemplo, ser um indivíduo fortemente criativo que também entende de codificação ou uma pessoa técnica que entende o quão importante é o conteúdo para as mídias sociais.

    É um campo em que a experiência ou um bom estágio fala muito. “As certificações são o novo diploma”, continua Justin Emig. Existem muitas certificações online que você pode adicionar à sua credibilidade, sem mencionar a criação de sua própria presença online e páginas de mídia social com muitos seguidores. Essa é geralmente a melhor maneira de chamar a atenção para si mesmo, se você quer uma carreira em marketing digital.

    As habilidades e áreas de conhecimento gerais para um profissional de marketing digital incluem:

    Vídeo: é difícil chamar a atenção das pessoas online. As estatísticas mostram que o vídeo aumenta o engajamento e aumenta a classificação no Google. Você não precisa se tornar um produtor de vídeo; concentre-se no básico da criação de um vídeo. Compreendendo como escrever scripts, use as plataformas e os aplicativos para criar vídeos e o que funciona nos vídeos adicionará seu apelo ao se candidatar a trabalhos de marketing digital.

    SEO e SEM: as pesquisas on-line geram anúncios digitais. Você precisa entender a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) e o marketing do mecanismo de pesquisa (SEM) para trabalhar em campo. Você não precisa se preocupar com o material técnico de back-end aqui. É mais uma questão de entender a importância do SEO e as melhores práticas usadas no setor. Esse é o cerne de qualquer campanha de marketing digital ou iniciativa de gerenciamento de conteúdo. Entender como o SEO e o SEM afetam seus esforços on-line permitirá que você trabalhe com o restante de uma equipe digital sem descobrir que está no negócio errado.

    Mercado de conteúdo: o conteúdo é usado para atrair e envolver os clientes, seja um site, vídeo, mídia social ou blog. Também pode envolver qualquer coisa que as pessoas possam acessar on-line, como documentos técnicos, estudos de caso, folhetos de instruções e muito mais. A compreensão dos aspectos do conteúdo, como ele é criado, como é eficaz e a melhor forma de usá-lo fornecerá a riqueza de informações necessárias para praticamente qualquer função de marketing digital. Você precisará entender a melhor forma de usar o conteúdo para ajudar uma empresa a atingir seus objetivos, incluindo a mídia social. Dependendo do nível de trabalho que você procura no setor de marketing digital, você também precisará entender a estratégia e a análise de conteúdo.

    Dados e análise: o Google Analytics é central para muitas facetas do marketing digital. Você pode acompanhar os relatórios, mas o mais importante é como usar as informações encontradas. O monitoramento de campanhas e a aplicação de descobertas baseadas no comportamento do consumidor permitirão que você encontre melhores soluções que aumentem as conversões e direcionem o tráfego. A coleta e o uso de dados também são essenciais, pois os dados coletados pelas empresas de hoje são como uma mina de ouro que deve ser usada de maneiras inovadoras para coletar e reter novos clientes.

    Design Thinking: A experiência do usuário é a chave para o marketing digital bem-sucedido. O design thinking é crucial, pois ensina às empresas a melhor forma de envolver os clientes, mas, além disso, garante que suas experiências on-line sejam simples e eficazes. Isso pode incluir o uso de sites de compras on-line, o acesso a informações e outras coisas que sua empresa pode oferecer aos clientes, incluindo aplicativos personalizados.

    Você precisa aprender a enxergar além das idéias apresentadas e ser capaz de olhar para os possíveis problemas que isso pode causar. Você deve poder sugerir melhorias com base nesses instintos e garantir que suas idéias sejam viáveis.

    Conhecimento técnico: a tecnologia é a força motriz no mundo digital, portanto você terá que entender o que é a tecnologia mais recente e como está sendo usada. Você precisa se adaptar rapidamente às mudanças do setor e saber o que está por vir para que seus planos de marketing digital estejam atualizados. O uso da tecnologia deve ser fácil para você, e você não pode se deixar intimidar pela mudança. Não importa onde você queira começar (ou terminar) em sua carreira, é necessário ter algum conhecimento de codificação da web e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS).

    Entenda o engajamento: mais do que nunca, você precisará entender a melhor forma de envolver um cliente. Você precisará de grandes poderes de persuasão para conceber campanhas inovadoras que ajudarão a expandir os negócios. Você precisa entender o que leva o consumidor de hoje a se comprometer e a converter em fazer uma compra.

    Não basta levar as pessoas a seguir suas páginas de mídia social. Você também tem que persuadir de dentro. Sua equipe, colegas de departamentos e líderes terão que estar convencidos de que onde você deseja colocar o dinheiro é a coisa certa a fazer. Compreender todos os aspectos do SEO ao conteúdo e a mais recente tecnologia para a qual as pessoas respondem é a melhor maneira de manter as pessoas a bordo dos seus planos.

    Posições comuns de marketing digital.

    Se você quiser ser mais específico e explorar os tipos de cargos disponíveis no marketing digital, há muitas opções de carreira que você pode escolher, incluindo:

    Gerente de SEO: Nesta posição, você usará suas habilidades como especialista em SEO para ajudar a direcionar o conteúdo e melhorar o conteúdo de uma empresa. Sua opinião será usada para manter os criadores de conteúdo no alvo, com informações valiosas sobre a estratégia necessária para melhorar o desempenho no Google e nas mídias sociais.

    Especialista em marketing de conteúdo: nesta função, você será o criador do conteúdo com um plano e, muitas vezes, uma estratégia para garantir o aumento do tráfego e as classificações do Google. Você criaria um plano para qual material usar, desde o vídeo até os blogs e as mídias sociais. Você pode se reportar a um gerente de SEO ou trabalhar no departamento de marketing usando as palavras-chave da equipe de SEO para melhorar a eficácia do seu conteúdo.

    Gerenciador de mídias sociais: um gerente de mídias sociais se concentra nas mídias sociais, criando uma programação eficaz para as postagens e supervisionando ou, em alguns casos, criando as postagens. Novamente, sempre é possível um cruzamento; nesse caso, você pode trabalhar com um especialista em marketing de conteúdo, pessoal de SEO e outros profissionais de marketing digital como parte de uma estratégia geral de marketing digital.

    Coordenador de automação de marketing: esta posição lida com os efeitos e resultados de uma campanha de marketing. Também é uma posição mais focada em tecnologia, na qual você encontrara o melhor software para ajudar a descobrir comportamentos importantes do cliente. Você estará envolvido em medições e estatísticas ao acompanhar o desempenho da campanha.

    Gerente de marketing digital: nesta posição, você supervisionara o desenvolvimento da estratégia geral de conteúdo, bem como das campanhas de marketing. Seu trabalho envolverá aumentar a conscientização da marca enquanto direciona o tráfego com o objetivo de conquistar novos clientes. Você será responsável por acompanhar as novas tecnologias para otimizar seus esforços de marketing digital. A análise de seus esforços de marketing também será necessária para acompanhar os resultados de suas campanhas.

    Liderança em Marketing Digital.

    O marketing digital vê mudanças constantes e requer uma mente com visão de futuro. Você precisa ser pioneiro, defendendo continuamente as mudanças mais recentes do setor. Você também precisa ter um espírito de colaboração e estar disposto a trabalhar com outros departamentos.

    Uma apreciação pela marca também é essencial, pois você terá que criar uma presença on-line que reflita a marca. Uma mente analítica é útil, pois você terá que examinar os dados e aprender a extrair as informações pertinentes que manterão sua estratégia forte. Em poucas palavras, você deve ser tentado e verdadeiro em suas crenças de que o marketing digital é o mais supremo, manter-se atualizado para apoiar suas opiniões, mas também trabalhar bem com os outros, para que as pessoas queiram ajudar a ver suas idéias se concretizarem.

    A liderança em marketing digital exige que você influencie outras pessoas e gere resultados por meio da colaboração. Você deve poder trabalhar com colegas e contatos em todos os níveis de uma organização para desenvolver ofertas atraentes e impulsionar o crescimento – Sandra Rand, Diretora de Marketing da OrionCKB

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