O marketing digital em Rio Preto não é uma corrida. É uma maratona.
Os clientes ficam on-line no decorrer do dia e interagem entre si e com as marcas nos canais digitais por meio de vários dispositivos. É por isso que as marcas estão se esforçando para ter conversas personalizadas com os usuários e aprimorar as experiências dos clientes. Isso faz do marketing digital em São José do Rio Preto uma ferramenta indispensável no seu arsenal de marketing.
Mas o que exatamente é marketing digital? Devido ao rápido crescimento do setor, o termo marketing digital tornou-se tão vasto e abrangente que ficou difícil dizer onde termina o marketing e onde começa o marketing digital.
Neste artigo, abordaremos todos os elementos essenciais do marketing digital. Começaremos com o básico, entenderemos como elaborar um plano de marketing digital sólido, as melhores práticas a serem seguidas, erros comuns a serem evitados e o que o futuro reserva para esse campo.
O que é marketing digital em São José do Rio Preto?
O marketing digital é uma categoria especial de marketing que usa mídia digital para se conectar com clientes e públicos-alvo em potencial.
Marketing digital é um termo amplo que inclui criação de sites, e-mail marketing, gerenciamento de redes sociais, áudio, vídeo e tudo o que são dados digitais no mundo.
As 7 principais áreas de marketing digital.
O cenário do marketing digital consiste em grande parte das seguintes áreas. Embora os tópicos sejam parecidos, eles são extremamente dinâmicos por natureza e, portanto, exigem que você fique constantemente atualizado sobre as tendências.
1 – Marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que se concentra na criação e distribuição de conteúdo envolvente, informativo, divertido e educacional e que, em última análise, ajudará seus possíveis clientes em potencial. Para dar um passo à frente, concentre-se em criar uma experiência de conteúdo.
2 – Otimização para mecanismos de busca.
A otimização para mecanismos de busca SEO é o processo de melhorar a classificação da busca orgânica do seu site nos mecanismos de pesquisa por meio de técnicas de otimização na página (On-Page SEO) e fora da página (Off-Page SEO) para aumentar o tráfego do site.
3 – Marketing em redes sociais.
O marketing de mídia social é o processo de criação e compartilhamento de conteúdo adaptado a cada plataforma de mídia social para impulsionar o envolvimento do cliente por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. As principais plataformas de redes sociais em Rio Preto incluem Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest e Snapchat.
4 – Email marketing.
O email marketing é o método de envio de mensagens comerciais e promocionais para vários usuários (que se inscreveram voluntariamente para receber sua mídia eletrônica) usando uma plataforma de envio de emails.
5 – Publicidade digital.
A publicidade digital em São José do Rio Preto é a prática de empregar meios on-line para fornecer conteúdo promocional aos usuários por meio de vários tipos de mídias digitais.
6 – Mobile marketing.
O mobile marketing é uma estratégia multicanal que visa conectar as marcas ao público por meio de smartphones ou tablets por meio de sites responsivos, e-mails, redes sociais, aplicativos etc.
7 – Web analytics.
A Web analytics é o processo de medir, coletar, analisar e relatar dados da web, comportamento do usuário e dados para otimizar ainda mais as experiências na web.
Criando sua estratégia de marketing digital.
O marketing digital consiste em múltiplas facetas e, portanto, os profissionais de marketing enfrentam momentos difíceis na elaboração de uma estratégia. Na maioria das vezes, os profissionais de marketing preferem trabalhar em uma estratégia de canal individual como email, conteúdo, rede social etc. Embora seja bom ter estratégias específicas de canal, uma macro-estratégia de 360 graus ajudará você a criar uma campanha de marketing digital sólida.
Etapa 1: defina suas metas e objetivos.
Qual é o objetivo final que você está tentando alcançar? Identificar isso ajudará você a definir o rumo para o restante da estratégia. Aqui estão alguns dos objetivos comuns de marketing para inspirar você:
Ao quantificar ainda mais as metas, você as transforma em objetivos. A estrutura de metas SMART (específica, mensurável, realizável, realista e com prazo) é uma excelente maneira de quantificar seus objetivos. Por exemplo, você está tentando criar reconhecimento da marca? Você pode aplicar as metas SMART a esse objetivo e criar seus alvos de campanha, por exemplo:
Etapa 2: pesquise seu público.
É necessário entender seu público-alvo antes de iniciar qualquer atividade. Quando você conhece seus interesses, características e preferências, fica fácil preparar um plano. A criação de 2 a 3 protótipos da personalidade do comprador é um bom ponto de partida. Você pode desenvolver as personas das seguintes maneiras:
A criação de personas de compradores o ajudará a preparar a narrativa da marca, as mensagens, os meios de marketing e as idéias da campanha.
Etapa 3: Analise sua concorrência.
O objetivo desta etapa não é duplicar as idéias de seus concorrentes, mas entender a dinâmica no contexto. Ao monitorar seus concorrentes, você descobrirá o que funciona e o que não funciona. Ao analisar as atividades deles, você entenderá quais palavras-chave elas estão classificando nos mecanismos de pesquisa, que tipo de conteúdo eles estão produzindo, em quais plataformas de mídia social estão mais ativas e qual é a estratégia de publicidade deles.
Dica profissional: A análise da concorrência não é única. Continue monitorando sua concorrência com frequência para ficar por dentro das tendências.
Etapa 4: faça a engenharia reversa de seus objetivos.
Agora que você definiu suas metas e gastou uma quantidade significativa de tempo pesquisando e analisando seu público e concorrentes, é hora de definir as maneiras de atingir seus objetivos.
Comece decidindo sobre um orçamento de marketing e alocando recursos. Com base em suas metas e público-alvo, identifique canais que ajudarão você a atingir seus objetivos.
Por exemplo, se seu objetivo é estabelecer liderança de pensamento em seu nicho, o marketing de conteúdo o ajudará a chegar lá. Comece criando uma estratégia de marketing de conteúdo escolhendo tópicos que apoiem seu objetivo. Os outros canais de marketing, como email e mídia social, funcionarão como mídias complementares, ajudando você a distribuir seu conteúdo.
Etapa 5: implementar e medir.
Quando o planejamento estratégico estiver concluído, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Comece implementando as táticas que você sabe que o ajudarão a atingir seus objetivos. Ao longo do caminho, avalie os KPIs (Indicadores chave de desempenho) periodicamente para garantir que suas estratégias iniciais estejam sendo executadas e para garantir que você esteja no caminho certo.
Seus KPIs devem estar alinhados com seus objetivos de marketing. Por exemplo, se seu objetivo é estabelecer liderança de pensamento por meio do marketing de conteúdo, seus KPIs incluiriam consultas da sua marca nos mecanismos de pesquisa, backlinks de publicações do setor, artigos mais visualizados etc.
Dica profissional: você pode não ter sucesso na sua estratégia de marketing digital de uma só vez. Portanto, é recomendável adotar a mentalidade “Testar e Persistir” no início do processo. Se determinadas atividades não apresentarem resultados, sinta-se à vontade para parar de persegui-las. Em vez disso, tente um novo método para encontrar o que funciona melhor.
Práticas recomendadas de marketing digital.
Para realmente ter sucesso em seus esforços de marketing digital em São José do Rio Preto, integre as seguintes práticas recomendadas às suas atividades diárias.
1 – Uma mentalidade centrada no cliente.
As empresas estão priorizando a experiência do cliente como seu principal diferencial. A chave para uma excelente experiência do cliente (Customer Experience CX) começa com a adoção de uma mentalidade centrada no cliente. Ao elaborar uma ideia de campanha, em vez de pensar em “O que há para mim?”, Pergunte-se: “Como meus clientes podem se beneficiar disso?” Seu objetivo é informar, educar ou divertir seu público. Seja empático com seus clientes para se conectar com eles. A mudança real começa nesta etapa.
Outra maneira de focar no cliente em sua abordagem é a personalização. Ofereça marketing personalizado por meio de campanhas de e-mail direcionadas, recomendações de produtos e feeds sociais personalizados, através de remarketing e redirecionamento.
2 – O contexto é rainha.
O conteúdo é rei! e embora o conteúdo tenha uma importância enorme, os profissionais de marketing perdem a outra parte da frase, ou seja, “O contexto é rainha”.
Ao trabalhar em sua estratégia de conteúdo, cultive uma compreensão completa de seus compradores e do funil de vendas. Conhecer e rastrear esses itens ajudará você a criar conteúdo direcionado para a pessoa certa no momento certo da jornada do comprador, o que pode fazer toda a diferença.
3 – Marketing Omnichannel.
Ao praticar o marketing omnichannel, os clientes podem se conectar com você por e-mail, redes sociais, aplicativos móveis ou uma loja física. Seu objetivo com o marketing omnichannel deve ser proporcionar uma experiência perfeita para seus visitantes e clientes, independentemente da plataforma ou canal em que eles estejam. Para fazer isso com sucesso, comece segmentando seu público-alvo com base nas preferências deles, criando conteúdo direcionado a cada segmento, medindo o desempenho e modificando sua abordagem de acordo com o canal.
4 – Revise frequentemente sua estratégia de marketing.
Sua estratégia de marketing digital não é um documento definido e esquecido. Para saber o desempenho de suas atividades, revise regularmente sua estratégia com base em seus web analytics.
Isso permitirá que você avalie se você precisa tomar medidas corretivas ou fazer alterações na estratégia completamente.
Para executar com sucesso sua estratégia, você precisa da combinação certa de criatividade e uma abordagem orientada por dados. Adicione uma série de avaliações periódicas e está tudo pronto!
5 – Foco em mobile.
Uma parte importante da mentalidade centrada no cliente é estar onde está o seu público. Os smartphones se tornaram parte integrante de nossas vidas diárias e isso representa uma enorme oportunidade para os profissionais de mobile marketing. Os clientes verificam o email, publicam atualizações de status, visualizam sites, assistem a vídeos e usam aplicativos, tudo em seus dispositivos móveis.
Com tanto potencial, é uma grande oportunidade para priorizar o mobile marketing como um pilar fundamental da sua estratégia de marketing digital em Rio Preto. Identifique e aproveite os canais que melhor se adequam à sua marca e estratégia.
5 erros comuns do marketing digital em São José do Rio Preto a serem evitados.
O marketing digital é um campo dinâmico com um cenário em constante mudança. Em meio a essa volatilidade, tente evitar as armadilhas comuns que listamos aqui:
1 – Não adotar uma abordagem orientada por dados.
Numa época em que é possível medir o impacto de cada atividade; muitos profissionais de marketing ainda optam por desconsiderar completamente a abordagem orientada por dados. No entanto, essa não é uma boa prática, pois você nunca poderá verificar o desempenho de suas campanhas com essa abordagem. Você perceberia que as vendas estão diminuindo, mas não conseguiria identificar as causas.
Ao monitorar a análise de cada um de seus esforços de marketing, você entende se sua estratégia está funcionando ou não e faz as alterações necessárias.
2 – Tratar todos os canais de forma igual.
Cada canal de marketing é projetado para diferentes públicos e finalidades. Embora você possa estar falando essencialmente com o mesmo público em diferentes canais, seu público usa cada canal de maneira diferente.
Você pode criar os mesmos anúncios para o Facebook, Instagram e Twitter para uma campanha de marketing, mas como cada plataforma é diferente, pode não conseguir impressionar em uma, mas funcionar bem em outra. O mesmo vale para o tom, o design e o formato do anúncio, pois a Experiência do usuário (User Experience UX) e a Interface do utilizador (User interface UI) diferem.
4 – Não promover o conteúdo.
O conteúdo é uma prioridade para você. Semana após semana, você produz um ótimo conteúdo. Distribuir seu conteúdo por diferentes plataformas e canais é tão importante quanto criar um ótimo conteúdo. Você não pode esperar que os leitores o encontrem magicamente um dia. Você deve ser proativo em distribuir o seu conteúdo. A distribuição de conteúdo permite tornar seu conteúdo visível e facilmente acessível para quem o procura e para quem precisa. Investir em um profissional para fazer o seu gerenciamento de redes sociais em São José do Rio Preto para maximizar o compartilhamento de conteúdo em seus canais de mídia social será uma grande ajuda.
Outro erro semelhante é não priorizar o SEO. Não ter uma estratégia de SEO dificulta a localização dos usuários. Ao elaborar o plano de marketing de conteúdo, dedique algum tempo a uma estratégia de SEO que o ajudará a alcançar um público maior.
4 – Não executar testes.
Você não pode simplesmente se contentar somente com seus esforços de marketing digital. O ato de otimização é um processo contínuo. É fácil interromper uma campanha se você perceber que os resultados estão abaixo do ideal, mas quando você chegar ao centro do problema, terá a oportunidade de descobrir o que não está funcionando e melhorá-lo para aumentar seu desempenho.
O teste A/B ou o teste dividido permitem experimentar qual versão funciona melhor. Ao continuar testando diferentes aspectos de suas campanhas, você se concentrará no ponto ideal onde tudo está bem otimizado.
5 – Tentando burlar o sistema.
Uma das armadilhas mais fáceis de cair como marca é comprar seguidores nas redes sociais. Isso envia imediatamente sinais negativos para o seu público. Muitos profissionais de marketing gastam seu orçamento comprando seguidores nas redes sociais, em vez de gastá-lo com sabedoria em atividades promocionais ou de segmentação. Clientes inteligentes podem vê-lo facilmente, pois a taxa de engajamento orgânico de um público-alvo comprado é minúscula e isso pode levar a clientes genuínos se afastem da sua marca.
As fazendas de cliques são outra técnica fraudulenta para se evitar. É aqui que, por um preço baixo, as milhares de robôs ou humanos podem clicar em anúncios ou downloads no aplicativo que aumentam as impressões e downloads. Porém, grandes repressões nas plataformas sociais garantem que esses números caiam toda vez que uma auditoria é feita. Jogar com o sistema só pode levar sua marca a sofrer penalidades.
Tendências de marketing digital para 2020.
Minha dica para 2020 é que os profissionais de marketing devem começar a perceber que o marketing digital é apenas parte do marketing e os profissionais inteligentes de marketing começarão a usar grandes redes como Instagram e Facebook para ajudar na conscientização da marca e de sua jornada do cliente, bem como na publicidade para qualificar sua base chamada de Fundo de Funil (BoFu).
Vejamos as 5 principais tendências de marketing digital que você deve adotar para se destacar na multidão de campanhas on-line:
1 – Marketing de vídeo.
Segundo o HubSpot, 81% das marcas usam o vídeo como uma ferramenta de marketing. A razão para isso é o aumento do SEO em vídeo. Seus vídeos hospedados no YouTube e em outros sites são listados nos SERPs, e é por isso que os profissionais de marketing estão tornando o vídeo um elemento importante de sua estratégia de conteúdo. Como os vídeos requerem atenção passiva para compreensão, em comparação com a leitura, seu consumo aumentou significativamente.
Junto com isso, vídeos ao vivo, vídeos em 360 graus e vídeos verticais estão rapidamente ganhando destaque, dando aos profissionais de marketing novos caminhos para explorar e ser criativo em suas campanhas.
2 – Pesquisa por voz.
Você provavelmente você leu várias vezes a previsão de que até 2020, 50% de todas as pesquisas serão feitas por voz, então a pesquisa por voz não pode mais ser ignorada.
A atualização do algoritmo do Google Hummingbird promove a pesquisa semântica e, como a pesquisa por voz é conversacional, é necessário que seu site seja otimizado para voz.
3 – Marketing conversacional.
A crescente adoção de aplicativos de mensagens sociais, chatbots e assistentes digitais garantiu que 2019 seja o ano do marketing conversacional. O Conversational Commerce é uma tecnologia orientada por inteligência artificial que permite que os clientes interajam com as marcas por meio de chatbots ou assistente virtual inteligente.
Os assistente virtuais inteligentes já são capazes de nos ajudar a encontrar lojas, restaurantes, aulas, recomendar produtos e promoções e auxiliar nas compras de comércio eletrônico. E como previsto pelo Gartner, 25% do atendimento ao cliente será alimentado por chatbots até 2020. Os profissionais de marketing precisam aproveitar essa oportunidade para superar a concorrência.
4 – Micro-momentos.
Todos nos acessamos para nossos telefones quando procuramos algo e isso causou uma mudança fundamental no comportamento do consumidor. O Google chama essas instâncias de micro-momentos. Um micromomento significa uma instância rica em intenções quando uma pessoa verifica seu smartphone para saber, ir, comprar ou fazer alguma coisa. A análise da pesquisa por voz e dos dados comerciais de conversação ajudará você a entender o quanto esses micro-momentos são cruciais para sua marca.
O Google sugere seguir estas etapas para fornecer micro-momentos:
5 – Publicidade Nativa.
O setor de publicidade digital em Rio Preto está enfrentando desafios como fraude, bloqueadores de anúncios e clientes, tornando-se cautelosos na maneira como usam a Internet. Isso tornou difícil para os anunciantes se conectarem com seus públicos. Uma ótima solução para isso é a publicidade nativa, anúncios pagos que não são intrusivos e não obstruem a experiência do usuário.
Os anúncios nativos são exibidos principalmente em feeds de redes sociais ou sites na seção de postagens recomendadas ou de uma maneira que se integre ao conteúdo do site.
Conclusão.
Ao começar a planejar suas atividades de marketing digital. Se você é um novato completo, comece simples e construa sua estratégia gradualmente. Como se costuma dizer, “Roma não foi construída em um dia”. Lembre-se de que o marketing digital não é uma corrida. É uma maratona.
Além disso, não se esqueça de experimentar o teste e manter o foco. Pacientemente, experimente cada uma dessas estratégias, mantendo em mente as melhores práticas mencionadas. Consistência é a chave.
Muito sucesso no seu marketing digital em São José do Rio Preto!